TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Tecnologia não é barreira para os brasileiros desfrutarem os benefícios do Open Banking

access_time

04 de setembro 2021

Por Rogério Melfi, consultor de Novas Plataformas na TecBan

Já sabemos que o Brasil é um país com multifaces. Porém, apesar das diferenças e desafios que a população enfrenta diariamente, já somos reconhecidos como early adopters – ou seja, entusiastas de novidades - de tecnologias. A afirmação também pode ser endossada por uma pesquisa Ipsos/TecBan divulgada recentemente, que mostra que 71% dos entrevistados afirmam que se sentem à vontade usando novas tecnologias.

Se de um lado as pessoas estão cada vez mais favoráveis às soluções tecnológicas, do outro o mercado financeiro brasileiro está diante de uma revolução tecnológica com enorme potencial para transformar a nossa relação com as instituições financeiras e formas de acesso ao crédito. A tecnologia não se mostra uma barreira para os brasileiros desfrutarem os benefícios do Open Banking. Pelo contrário, o cenário é exatamente o oposto. As percepções mostram um terreno fértil para a adoção do Open Banking no Brasil.

Cientes dessas oportunidades, as instituições financeiras participantes do novo ecossistema contam com a ajuda de empresas de tecnologia especializadas em plataformas de transmissão de dados do Open Banking, seguras e aderentes as regulações em constante evolução, e recepção destes dados com ferramentas e agregação e análise, transformando os dados em informações para decisões de negócios.

Com o avanço das fases e implantação do Open Finance (Banking, Insurance e Investment) nos próximos meses e anos, devem começar a aparecer soluções realmente inovadoras que tendem a aumentar a inclusão de mais usuários ao sistema financeiro, proporcionando também uma experiência do cliente cada vez mais fluida.

As instituições financeiras, sociedades de seguros e corretoras de valores devem olhar para as oportunidades, entender como os dados recepcionados podem ajudar a conhecer melhor seus clientes e, assim, criar produtos e serviços para serem ofertados no melhor momento. As possibilidades de conectividade podem colaborar para mais parcerias e trarão suas contribuições para um ecossistema financeiro mais próspero, para todos.

Quanto aos usuários finais, eles estão prontos para conhecerem os benefícios do Open Banking.