TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

TecBan usa AWS para escalar sua plataforma de Open Banking as a Service

access_time

21 de setembro 2021

São Paulo, 20 de setembro de 2021 – A TecBan, empresa de soluções tecnológicas e inovadoras que integra o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, hospeda sua plataforma de Open Banking as a Service na nuvem AWS. Com isso, reduziu a necessidade de investimentos em infraestrutura própria e garantiu a escalabilidade, mantendo a qualidade dos serviços oferecidos independente do volume de clientes.

Em 2019, a TecBan iniciou o desenvolvimento de sua plataforma de Open Banking, com o apoio da Ozone, empresa participante da criação do sistema aberto pioneiro no Reino Unido. Com isso, trouxe para o Brasil o que há de mais moderno e eficiente, atendendo a regulação local. Acompanhando as diretrizes e etapas determinadas pelo Banco Central do Brasil, a plataforma foi lançada no início deste ano. Para hospedar sua solução, a TecBan escolheu a AWS, pois, além de estar no Brasil e já trabalhar com a Ozone, no Reino Unido, possui mais de 200 serviços disponíveis.

“Já tínhamos com a AWS um histórico de casos de sucesso e precisávamos garantir a qualidade dessa entrega. Como, na época, a nossa solução era nova, porém com grande potencial, precisávamos proporcionar a usabilidade para o maior número possível de clientes, considerando todos os tamanhos”, explica Rogerio Melfi, Consultor de Novas Plataformas na TecBan.

Seguindo o cronograma do Banco Central, a TecBan considera que o uso da plataforma cresça nos próximos meses e a expectativa é que os benefícios demonstrados até aqui se mantenham.

“A AWS nos entregou uma disponibilidade altíssima, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em componentes e servidores. Além disso, o Total Cost of Ownership (TCO) ficou muito abaixo do que seria em uma estrutura física. A redução de tempo e custo são notáveis”, revela Melfi, ressaltando que o grande benefício apresentado até aqui é a velocidade com que os clientes são incluídos na plataforma, apenas 60 dias, além da segurança oferecida pela infraestrutura.

“A AWS está empenhada em garantir que seus clientes e consumidores possam aproveitar ao máximo os benefícios do Open Banking, ajudando a gerenciar suas finanças de forma mais eficaz e encontrar os produtos bancários certos para suas necessidades. Apoiar a TecBan nesta transformação é bastante transformador para nós e para o mercado”, disse Julio Carvalho, arquiteto de Soluções de Segurança na AWS.

A plataforma de Open Banking as a Service TecBan é suportada por diversos serviços da AWS, como o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), Amazon Simple Storage Service (S3), Amazon CloudFront, AWS Key Management Service (KMS), AWS Lambda, Amazon Route 53, Amazon API Gateway, Amazon DocumentDB, AWS Certificate Manager, Amazon Cognito, AWS CloudHSM, AWS CloudTrail e o AWS WAF.

Sobre Novas Plataformas da TecBan

Há 39 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R$ 4 bilhões para garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país. Criada em 2018, a unidade de negócios de Novas Plataformas da TecBan é responsável por criar modelos de negócio e desenvolver produtos e soluções inovadoras que conectam as pessoas aos seus recursos financeiros.

O portfólio de Novas Plataformas engloba o HubDigital, criado em 2019 para conectar de forma simples e ágil bancos digitais e fintechs ao Banco24Horas, o Saque Digital, que viabiliza transações de saque via QR Code pelo aplicativo das instituições e via token para desbancarizados ou de acordo com alguma necessidade momentânea, a solução para Sacar no Comércio, com a qual as pessoas podem retirar dinheiro diretamente nos estabelecimentos comerciais parceiros, e o Open Banking as a Service TecBan, plataforma desenvolvida para viabilizar e acelerar a adesão eficiente das instituições financeiras ao ecossistema.

Sobre a TecBan

Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, Open Banking as a Service TecBan e HubDigital TecBan. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras, proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 23,7 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 900 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse: www.tecban.com.br ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273