Tecban reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes digitais
São Paulo, 23 de novembro de 2021 – Com a Black Friday se aproximando e as festividades de final de ano, muitas pessoas recorrem às compras on-line para aproveitar as promoções e, como consequência, a probabilidade de fraudes virtuais também aumenta. De maneira geral, o sucesso dos criminosos pode estar relacionado à falta de conhecimentos básicos de segurança pelos compradores sobre as medidas que podem ser tomadas.
Com o intuito de auxiliar as pessoas a evitarem prejuízos financeiros ou danos de imagem e segurança (pessoal, profissional ou corporativo), a Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas, preparou algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença quando se trata da proteção no ambiente virtual.
Confira abaixo:
Efetue o logout de sites e aplicativos após a realização de pagamentos, compras e/ou transações bancárias Procure sempre efetuar o logout (função sair) após transações bancárias em apps. Em alguns casos, a sessão fica aberta no navegador/aplicativo e poderá ser reutilizada indevidamente. Os golpistas adoraram quando o usuário deixa o perfil sempre habilitado.
Desabilite o seu cartão físico (crédito ou débito) para compras on-line, para essa finalidade use apenas os cartões virtuais
A grande vantagem dos cartões virtuais é que você tem uma janela de tempo para utilizá-lo, o que aumenta sua segurança contra golpes em ambientes on-line. Também não é possível reutilizar o cartão após o uso. A maioria dos bancos disponibilizam esse recurso de segurança. No aplicativo do seu banco ou por meio de outras formas de contato com a instituição você consegue fazer a habilitação e desabilitação conforme a necessidade.Não anote ou guarde senhas nos dispositivos móveis ou envie/armazene senhas por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens Essa prática pode garantir sucesso aos criminosos, já que estando de posse de seu aparelho, conseguirão acessar suas senhas e invadir suas contas.
Clique em links somente de origem confiável, cuidado com e-mails e mensagens suspeitas Preste atenção principalmente caso receba links encurtados e esteja atento aos remetentes de e-mails, SMS e mensagens via aplicativos ao realizar sua compra on-line. Faça a leitura minuciosa da mensagem ou e-mail que receber de uma loja, por exemplo. Desconfie quando a mensagem indicar urgência de alguma ação ou medida de sua parte. Confira o endereço de e-mail de origem e se o link corresponde ao site oficial de uma loja. Pelo fato de muitas lojas falsas surgirem nesse período, dê preferência para site e lojas já conhecidas.
Ative o duplo fator de autenticação para acessar suas contas bancárias, e-mails e aplicativos (redes sociais e etc) Configure/habilite a autenticação em duas etapas em todas as suas contas bancárias, aplicativos, e-mails, entre outros.
Revise as permissões de acesso dos aplicativos Muitos aplicativos de compras podem solicitar senhas para acessar seus contatos, e-mails, fotos, entre outras informações pessoais que não são imprescindíveis para o funcionamento do serviço. Cuidado com essas permissões.
Não clique em URLs enviadas por e-mails, SMS ou abra/baixe arquivos de desconhecidos ou suspeitos Saiba que mensagens de fontes desconhecidas que contenham links (URLs) ou arquivos devem ser consideradas como maliciosas e, consequentemente, devem ser deletadas, sem abrir.
Fique atento ao digitar suas credenciais e senhas, proteja a digitação e evite que alguém tente visualizar os códigos Fique atento a pessoas próximas olhando a digitação de senha nos dispositivos móveis. Uma boa dica é quando for digitar sua senha, utilizar uma de suas mãos para cobrir (parcial) o teclado durante a digitação.
Não há promoção sem campanha publicitária Ao receber alguma mensagem de desconto, tenha em mente que marcas não criam promoções sem algum tipo de publicidade (banners virtuais, por exemplo). Se você recebeu uma mensagem de desconto, mas não viu nenhuma campanha informando sobre aquela oportunidade, desconfie.
Sobre a Tecban Com 40 anos de experiência, a Tecban é uma empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. Somente na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e serviços que impactam todas as classes sociais e perfis de público, por todo o Brasil. Líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, é dona e gestora do Banco24Horas, somando mais de 1,8 bilhão de transações ao ano em seus mais de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em mais de 1 mil cidades do País. A marca está presente na vida de 152 milhões de brasileiros e proporciona acesso a mais de 90 serviços financeiros e não financeiros aos clientes de mais de 150 instituições, levando desenvolvimento econômico e movimentando 5% do PIB. O Banco24Horas oferece também soluções móveis e business to business, focados em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas, além de parcerias com fintechs, bancos digitais e sociais, por meio do HubDigital, e opções de cash-in em seus caixas eletrônicos recicladores. Visionária, a Tecban foi a primeira empresa brasileira a colocar a sua plataforma de Open Finance em produção, iniciando a integração com o Open Insurance em 2022. Também atua na monitoração, operacionalização e gerenciamento de redes de autoatendimento e serviços complementares das cooperativas, com o ATMManager. Nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, está presente por meio da TBNet e da TBForte. Já com a Serviços Integrados Tecban compõe um vasto portfólio com mais de 15 soluções para atendimento de setores variados entregando experiência e capilaridade nacional em projetos especiais. Para conhecer mais, acesse o site da Tecban ou visite nossas redes sociais.
Atendimento à imprensa Tecban: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com Catherine Rodrigues – (11) 98639-0918 Camila Ramos – (11) 99672-1273