TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

TecBan esclarece 10 mitos e verdades sobre o Drex

access_time

11 de novembro 2023

São Paulo, xx de setembro de 2023 – A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente, formou um grupo junto com outras instituições e foi selecionada pelo Banco Central para participar da fase de piloto do Real Digital.

Com duração de 18 meses, a fase de testes do projeto piloto do Real Digital foi iniciada em maio deste ano, e será a primeira moeda virtual oficial do Brasil. No entanto, de acordo com Luiz Fernando Lopes, Gerente de Plataformas Digitais na TecBan, muitos bancarizados ainda sentem dificuldade em visualizar a aplicabilidade do Drex no dia a dia. E, afinal, entre tantas dúvidas, o que é mito e o que é verdade? Veja abaixo: Mitos

A nova moeda vai substituir o Real. Isto não é verdade, porque o Drex será como uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, porém transacionada exclusivamente no ambiente digital. Haverá a coexistência entre os diferentes meios.

É uma criptomoeda. Essa informação não procede. Afinal, a moeda digital brasileira será regulamentada pelo Banco Central, enquanto as criptomoedas não são emitidas por autoridades monetárias.

O Drex vai eliminar outros meios de pagamento. Trata-se de um mito porque, o DREX é uma plataforma que tem a programabilidade, que possibilita a criação de novos produtos e serviços de forma mais segura e transparente para o usuário final. Há espaço para todos os tipos de serviços e soluções, devido a diversidade de realidades no País.

É uma forma de desintermediação dos bancos. Essa afirmação não faz sentido, porque todas as operações envolvendo a plataforma continuarão sendo transacionadas entre bancos e instituições financeiras. A ideia é incentivar e possibilitar que os Bancos criem produtos e serviços ainda mais eficientes para a população.

O Drex vai substituir ações no mercado imobiliário. Um mito, o DREX através da programabilidade tem potencial para melhorar os processos do mercado imobiliário, eliminando intermediários e aumentando a segurança das operações, além de promover a inclusão financeira.

Verdades

A tokenização deixará o processo mais seguro. Sim, com certeza! Já que as transações serão realizadas por meio da programabilidade, com emissão de ativos que pagarão por bens específicos, e ainda, poderão ter prazo de validade. Além disso, o DREX é uma plataforma gerida e regulada pelo BC, aumentando a segurança jurídica das operações

O Drex será uma transação virtual segura. Em termos de transação virtual, é verdade, porque a moeda digital poderá ser operacionalizada por meio de contratos inteligentes, assegurando, que o dinheiro não seja liberado antes de finalizar a transação

O Drex funcionará como uma plataforma de pagamento. Sim, inclusive para o usuário final, o Drex de Varejo poderá viabilizar diferentes tipos de transações financeiras seguras, por meio dos contratos inteligentes, por exemplo. É importante ressaltar que o DREX promove a inclusão financeira, pois através do fracionamento a população poderá investir em ativos ou investimentos com menores valores.

O Drex vai tornar as transações mais transparentes e, consequentemente, ajudará no combate à corrupção. Verdade, já que a moeda digital vai funcionar na rede blockchain, sendo rastreada, com os dados sendo imutáveis, aumentando a segurança e transparência nas operações financeiras

O Drex é classificado como Central Bank Digital Currency (CBDC) ou moeda digital de banco central (em tradução livre para o português). A moeda será regulada pelo Banco Central do Brasil seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira. Sobre a TecBan Há 41 anos, a TecBan colabora com a agenda de transformação do setor financeiro. Por meio de seu portfólio de 22 soluções e quatro unidades de negócio – Banco24Horas, TBNet, TBForte e Serviços Integrados TecBan - desenvolve serviços e soluções que integram os meios físico e digital, com o objetivo de facilitar o dia a dia de milhões de brasileiros e movimentar a economia do país, levando o seu modelo de escala e eficiência para outros mercados.

Foi pioneira na implementação da sua plataforma de Open Finance as a service no Brasil e contribui com o desenvolvimento do Drex, sendo integrante do Projeto Piloto do Banco Central. Também transforma em solução as atividades que processa em escala e eficiência nos segmentos de varejo, transporte de valores, telecomunicações, mídia digital out of home, serviços de ponta a ponta para autoatendimento (logística, armazenamento, revitalização) e obra civil. Além disso, a TecBan trabalha com startups em negócios escaláveis, antecipando tendências a partir de uma plataforma aberta de inovação. É líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, com o Banco24Horas, sua plataforma de inclusão financeira presente na vida de 153 milhões de brasileiros com diferentes formatos e soluções B2C e B2B.
Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais. Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com Karina Landi – (11) 9 6811-1603 Diego Bóbice – (11) 98917-0589