TecBan

Tecnologia Bancária

Soluções financeiras

Rede independente de auto atendimento

Compartilhar valor

Economia compartilhada

Rede Interligada

Open banking

Transação bancária

Compartilhamento de redes

Espaço Multibanco

Bancos

Fintechs

Startups

Varejo

Instituições de pagamento

Instituições financeiras

Bancos digitais

Bancos sociais

ATM
Caixa eletrônico
Blockchain
Pagamento instantâneo
Transação instantânea
Saque digital
Transporte de valores
Telecom
Interbancário Blockchain
TBNet
TBForte
Mídia Banco24Horas
ATMManager
HubDigital
Mais Varejo Banco24Horas
TecBan serviços integrados
Banco24Horas
4 saques grátis
Serviços financeiros
Logo Linkedin Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
37 anos criando, transportando e compartilhando valor.

TecBan anuncia parceria com a ‘fintech’ britânica Ozone para apoiar o Open Banking no Brasil

access_time

18 de junho 2020

Iniciativa acelera a adoção por bancos e fintechs em uma solução eficiente e segura, conectando ainda mais os bancos a sociedade

São Paulo, 18 de junho de 2020 – A TecBan, administradora do Banco24Horas, está patrocinando uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Open Banking no Brasil. O trabalho será desenvolvido por meio de uma parceria com a Ozone, plataforma utilizada na implantação do sistema de Open Banking no Reino Unido. A iniciativa é pioneira no país e acompanha a regulamentação do Open Banking no Brasil, anunciada pelo Banco Central, no início de maio.

Os primeiros testes serão feitos por meio da plataforma de ‘sandbox’ da Ozone, um espaço controlado para desenvolver aplicativos e serviços compatíveis com o Open Banking brasileiro. Para colocar a ideia em prática, a TecBan também vai organizar um Hackathon com diversos programadores, fintechs e outros players do mercado. O evento está programado para os dias 25 e 26 de julho e tem como objetivo simular o ambiente real do novo ecossistema de Open Banking.

Tiago Aguiar, head de Novas Plataformas da TecBan, disse que a empresa opera há décadas como plataforma multibanco e multiacesso e está pronta para expandir a colaboração com os players do setor, sempre atuando como um facilitador aberto no caminho da transformação digital e adoção de novas soluções. “Do físico ao digital, a TecBan processa com segurança e eficiência as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Portanto, conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e é um caminho natural levar essa experiência para o Open Banking”.

As provas de conceito e ‘sandbox’ de Open Banking são baseadas em padrões e abrangem todo o mercado. Os resultados serão usados para impulsionar a inovação e apoiar o desenvolvimento de normas no período que antecede a total implementação do sistema no mercado. “Essa iniciativa da TecBan ajudará bancos e fintechs a começarem a criar serviços de Open Banking antes dos prazos exigidos, posicionando a TecBan como aceleradora e facilitadora neste espaço”, avalia o cofundador e CEO da Ozone, Chris Michael.

Open Banking na Europa
A Ozone forneceu suporte de implementação de referência para a Open Banking Implementation Entity (OBIE), no Reino Unido. A plataforma foi usada por centenas de bancos e terceiros enquanto eles testavam suas proposições. No Reino Unido, foram necessários três anos para definir e implementar o padrão de Open Banking, e a jornada ainda não está concluída. “Ao longo do caminho, criamos a Ozone, inicialmente como o ponto de referência para o padrão do Reino Unido, porque vimos como era difícil para bancos e fintechs interpretarem e implementarem o padrão sem uma ‘sandbox’ totalmente funcional”, observa Michael.

O executivo acrescenta ainda que a Ozone também fornece implementação de referência certificada para os protocolos de segurança da OpenID Foundation (FAPI e CIBA) e atualmente está construindo uma implementação de referência para o padrão FDX. “Estamos muito animados por trabalhar com a TecBan no Brasil. Com base no que aprendemos, sabemos que o acesso antecipado a uma plataforma desse tipo será uma virada no jogo para o Brasil. Isso vai acelerar o desenvolvimento do padrão, reduzindo significativamente o custo e o risco de definir esse padrão”, conclui.

Sobre a TecBan
Há 37 anos, a TecBan oferece soluções inovadoras de autoatendimento por meio de um modelo de economia compartilhada, cujo objetivo é criar valor para toda a sociedade. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 3 bilhões para promover o acesso a serviços financeiros a todas as classes sociais, em todos os estados do Brasil.

A TecBan também possui um pacote completo de serviços por meio de soluções criadas com o objetivo de atender às constantes evoluções do mercado e às necessidades das instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e consumidores. Produtos como o HubDigital, Saque Digital, Open Banking e Transferências Instantâneas P2P, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário BlockChain, LinkBooster TBNet, SmartSecurity TBNet, AlwaysOn TBNet e Espaço Multibanco atendem a 140 milhões de pessoas, anualmente, em todo o país.

Contatos para a imprensa: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Patricia Oliveira
(11) 3147-7490 | (11) 98383-6112 – patricia.oliveira@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo
(11) 3244-8446 | (11) 98639-0918 – renan.frizzo@terceirizado.tecban.com.br

Julia Fioravante
(11) 3147-7918 – julia.fioravante@maquinacohnwolfe.com

Roberto Tenório
(11) 3244-8307 | (11) 99607-2420 – roberto.tenorio@tecban.com.br