TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Segundo a TecBan, Open Insurance trará diversas oportunidades de crescimento para o mercado de seguros

access_time

11 de novembro 2021

São Paulo, 11 de novembro de 2021 – Aliado ao Open Banking, o Open Insurance abrirá uma janela de oportunidades de crescimento para os agentes do setor, com ofertas centradas no empoderamento e na inclusão dos consumidores. Esse foi o mote da apresentação da TecBan, empresa de soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente, na Open Insurance Week 2021. Realizado virtualmente de 08 a 12/11, o evento debate o futuro do mercado segurador no sistema aberto.

Durante o painel “Oportunidades que o Open Insurance trará para Seguradoras, Corretoras e Insurtechs”, Fernando Tassin, Gerente de Meios de Pagamentos e Tendências na TecBan, afirmou que o setor financeiro está passando por uma grande transformação. “A Susep e o Banco Central têm impulsionado uma agenda de inovação, em que a proposta é que o Open Insurance seja interoperável com o Open Banking. São nove fases desenhadas e a ideia é intensificar a agenda de implantação, trazendo benefícios tanto aos agentes do mercado de seguros quanto para o cliente final”.

Segundo Tassin, as seguradoras, corretoras e insurtechs poderão ter informações mais detalhadas e de forma ágil sobre o perfil do seu cliente, como histórico de sinistros, se é bom pagador, e demais informações que facilitarão a criação de ofertas cada vez mais aderentes ao consumidor, levando a ele experiências mais completas, com toda segurança, comodidade e inovação. O cliente terá maior poder de decisão para escolher produtos e serviços que se adequem às suas necessidades e ao seu bolso.

“Será uma competição sadia para todos os agentes envolvidos, de seguradoras a clientes, que desafiarão positivamente o mercado. As decisões estarão centradas no consumidor, proporcionando a ele uma cidadania financeira que, em última instância, significa inclusão. Muitos consumidores terão acesso a produtos que hoje não conseguem ter, com preços e em canais de atendimento que os permitam contratá-los de forma simples e segura, seja um aplicativo, um caixa eletrônico, como o Banco24Horas, um portal ou uma agência”, explicou Tassin, ressaltando que segurança e privacidade são pilares essenciais. “Tudo seguirá à risca os princípios da LGPD. É importante que o cliente, ao dar o consentimento ao acesso às suas informações, sinta-se seguro de não ter seus dados expostos”.

Tassin também destacou que a comunicação precisa ser simples e clara, para que o cliente possa entender exatamente o que está comprando. “Ele está adquirindo uma apólice e só vai saber se é assertivo para ele quando precisar usar e isso poderá ocorrer apenas meses após a contratação do seguro. A experiencia do cliente nunca teve uma voz tão ativa. É ele quem vai determinar o sucesso do Open Insurance”, salientou. Mas o executivo fez uma ressalva: “Permitir o compartilhamento de dados não significa que o cliente vai transitar de uma corretora ou seguradora para outra, mas sim que ele irá zelar pela qualidade. As seguradoras tendem a ter processos mais assertivos que, por consequência, poderão proporcionar altos índices de renovação e fidelização dos clientes”.

Desde 2018, a TecBan participa ativamente da implantação do ecossistema do Open Banking no Brasil e tem acompanhado de perto o Open Insurance, atuando de forma ativa no Open Finance. “Estivemos em diversos eventos, ouvimos seguradoras, corretores e insurtechs e avaliamos cada particularidade para desenhar nossa solução. Estamos desenvolvendo um ecossistema de Open Insurance que já nasce conversando com o Open Banking. Isso nos permite uma solução modular que vai além do regulatório, adaptando-se a cada necessidade, permitindo a exposição de serviços via API, visando a rentabilizar esse processo”, informou Tassin sobre a solução da companhia voltada ao mercado aberto de Seguros.

“Temos uma visão de 360º, olhando tanto para o lado do Banking como para o Insurance, e, ainda, contemplando o aspecto regulatório e a necessidade de cada um. Na prática, estamos falando do Open Finance, que é um conceito muito mais amplo. E o Brasil tem uma oportunidade muito grande de capitanear esse mercado de forma pioneira. No futuro, haverá outros entrantes, como, por exemplo, no setor de saúde. Estamos falando de um Open Everything, de um Open Mundo, olhando sempre para o cliente”, finalizou.

Sobre a TecBan

Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e, na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, que contempla serviços necessários para monitorar, operacionalizar e gerenciar por completo a rede de autoatendimento e os serviços complementares das cooperativas, sendo modular e customizável, se adequando às necessidades dos clientes, Open Banking as a Service TecBan, Open Insurance, HubDigital TecBan e soluções de cash-in em caixas eletrônicos recicladores. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 900 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273