TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Podcast Tudo Conectado TecBan traz panorama sobre as tendências para o varejo

access_time

14 de março 2022

São Paulo, 14 de março de 2022 - Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o sexto episódio do Podcast Tudo Conectado TecBan. Fabiana Oda, gerente executiva de produtos na TecBan, recebe Luiz Stefani, diretor de autoatendimento da TecBan e Regina Jancar, superintendente de operações e varejo da TecBan, que compartilharam suas impressões e os principais destaques do que viram durante a NRF, maior feira de varejo do mundo, organizada pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos. O evento ocorreu em Nova York, no mês de janeiro, e reuniu milhares de profissionais do setor.

O grande sucesso do evento, mesmo em um contexto de pandemia, mostra o quanto o mercado de varejo está em alta, sobretudo o físico.

Um dos pontos de destaque discutidos na feira e abordados no podcast foi a grande mudança observada no padrão de comportamento das pessoas desde o início da pandemia. Luiz Stefani explica a ressignificação da experiência física do varejo.

“Observamos que cada vez mais lojas menores estão sendo abertas, para atender a vizinhança, oferecendo experiência de compras mais rápidas. Além da mudança de hábitos, o working from home (trabalho remoto) trouxe uma mudança de perfil de consumo das pessoas. Podemos apontar a mudança de vestuário, de serviços adquiridos, entre outros. A disponibilidade fácil e rápida desses serviços é fundamental para que o varejista consiga realizar a sua venda da melhor forma”, aponta o executivo.

“Além disso, temos visto o surgimento de uma tendência cada vez maior de experimentação nos estabelecimentos comerciais, algo que as próximas gerações valorizam muito, sendo o futuro do mercado de varejo. Muitas lojas já estão sofrendo essa transformação, inclusive, alugando áreas para outras empresas, para que elas possam deixar os produtos disponíveis para a experimentação. Dessa forma, o varejo físico acaba sendo um novo local para lançar novos produtos e conceitos”, complementa Stefani.

Outra tendência de mercado debatida na NRF é o surgimento de cada vez mais lojas especializadas em determinados setores, procurando atender os consumidores de forma mais personalizada. Diante desse contexto, lojas mais próximas dos lares dos clientes também são um diferencial importante, seguindo a preferência de parcela relevante do público por realizar compras localmente.

“Mesmo com as possibilidades de compra online, as pessoas também têm preferido comprar localmente. O cenário atual mostra uma crescente mudança no hábito de compra, com as pessoas querendo se deslocar menos, almejando mais conforto e praticidade no seu dia a dia”, explica Regina.

“Diante desse novo normal, vemos surgir o conceito da “cidade de 15 minutos”, que se refere a nada menos do que se deslocar pouco e fazer tudo perto de casa. O varejo está se adaptando a essa tendência, e podemos observar que muitos serviços estão sendo prestados localmente”, complementa a executiva.

Além disso, os executivos apontam para a mudança progressiva do perfil do consumidor, com aumento dos consumidores, sobretudo pertencentes à geração Z.

“O varejo tem o desafio de se tornar confiável para esse público. Essa nova geração, que aumenta cada vez mais, tem foco na sustentabilidade, deseja transparência no discurso das marcas, e necessita de confiança para comprar determinado produto. E como mostrar que uma marca é verdadeira de fato? Apostando na loja física, na experimentação, que serão uma das grandes tendências para os próximos anos”, finaliza Stefani.

Para ouvir a episódio completo, acesse este link.

Sobre a TecBan

Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e, na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, que contempla serviços necessários para monitorar, operacionalizar e gerenciar por completo a rede de autoatendimento e os serviços complementares das cooperativas, sendo modular e customizável, se adequando às necessidades dos clientes, Open Banking as a Service TecBan, Open Insurance, HubDigital TecBan e soluções de cash-in em caixas eletrônicos recicladores. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 152 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 1.000 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam às pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273