TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’ discute o intraempreendedorismo

access_time

17 de janeiro 2022

São Paulo, 17 de janeiro de 2022 - Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o quinto episódio do Podcast Tudo Conectado TecBan. Marcos Pedroso, Gerente de Parcerias e Plataformas Abertas na TecBan, recebe Alda Marina Campos, professora associada da Fundação Dom Cabral e integrante do time global da Liga de Intraempreendedores, para falar sobre os desafios e oportunidades do Intraempreendedorismo.

Também conhecido como empreendedorismo corporativo, ele ocorre quando os colaboradores de uma empresa aplicam suas habilidades empreendedoras na própria organização em que trabalham. De olho em diferenciais competitivos, cada vez mais companhias têm valorizado essa prática de empreender “de dentro para fora”, que traz mais satisfação aos profissionais e, ao mesmo tempo, desenvolvimento e inovação à empresa.

“É um tema que está em evidência, mas que continua sendo um desafio a ser implementado por boa parte das empresas”, avaliou Marcos na abertura do programa.

Segundo Alda Marina, a grande vantagem da modalidade é que, para empreender sozinha, uma pessoa tem que tirar dinheiro do próprio bolso para bancar o seu projeto. Mas se ela estiver dentro de uma grande empresa, poderá fazer isso utilizando os processos, os recursos e as engrenagens existentes, e com menos riscos financeiros.

“Se o Intraempreendedorismo é uma prática tão importante e positiva para o desenvolvimento de lideranças e a geração de novas receitas para as organizações, por que o assunto ainda não é tão disseminado?”, questionou Marcos Pedroso. Na resposta, Alda Marina enfatizou que a situação vem mudando, principalmente nos últimos três anos. “Antes, nas palestras, eu perguntava quantas pessoas já tinham ouvido falar em intraempreendedorismo e poucas levantavam a mão. Hoje, a pergunta é inversa: ‘Quem nunca ouviu falar?’ E poucas pessoas levantam a mão”, contou a entrevistada, que destaca na conversa as principais competências técnicas e comportamentais daqueles que estão conseguindo “virar a chave” dentro das organizações, usando a força do negócio para gerar retorno financeiro para a empresa com impactos positivos.

Marcos destacou que os caminhos futuros das organizações e das pessoas estão conectados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e as práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “O intraempreendedorismo acaba sendo uma prática que acelera o desenvolvimento de uma cultura”, corroborou Alda.

“As organizações são sistemas que estão dentro de outros sistemas. Então, quanto mais a gente puder entender e capacitar as partes para que elas possam interagir de forma autônoma e gerando resultados de interesse coletivo, esse será o melhor dos mundos”, falou a representante da Liga, comunidade internacional presente em 17 países e formada por inovadores de impacto de grandes companhias globais. “Nossa teoria de mudança é que, ao destravar o potencial humano dentro das organizações mais influentes e poderosas, conseguiremos avançar a agenda de desenvolvimento sustentável em consonância com os objetivos da Organização das Nações Unidas (Agenda 2030)”.

A TecBan é uma das empresas brasileiras que possui representantes e apoiadores na Liga de Intraempreendedores, para trocar experiências e fomentar práticas de empreendedorismo corporativo para as lideranças e colaboradores. Na empresa, a principal iniciativa dentro do tema é o Acelera TecBan, que, anualmente, lança teses de inovação em formato de desafios, convidando todos os colaboradores a darem ideias de soluções e melhorias, mediante suporte e consultoria. O programa visa empoderar todo colaborador a criar e desenvolver projetos de alto impacto, utilizando o método de Design Thinking para estimular a ideação e perspicácia ao abordar problemas, garantindo que o cliente interno ou externo esteja sempre no centro das iniciativas. Por meio dele, a TecBan engaja, além da liderança, todos os níveis hierárquicos na entrega da estratégia de inovação da companhia.

Para ouvir a episódio completo, acesse este link.

Sobre a TecBanLíder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e, na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, que contempla serviços necessários para monitorar, operacionalizar e gerenciar por completo a rede de autoatendimento e os serviços complementares das cooperativas, sendo modular e customizável, se adequando às necessidades dos clientes, Open Banking as a Service TecBan, Open Insurance, HubDigital TecBan e soluções de cash-in em caixas eletrônicos recicladores. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 1.000 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.comRenan Frizzo – (11) 98639-0918 __Camila Ramos – __(11) 99672-1273