TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’ apresenta o panorama sobre o Open Insurance no Brasil

access_time

09 de maio 2022

São Paulo, 02 de maio de 2022 - Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o sétimo episódio do Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’. Na conversa, Fernando Tassin, Gerente de Open Insurance na TecBan, e Ed Carlos, Executivo do mercado de Seguros e doutorando pela FEI, abordam o Open Insurance e seus desdobramentos no Brasil, país pioneiro na implementação do ecossistema aberto dedicado ao setor de Seguros.

Segundo os especialistas, o Open Insurance é um novo conceito, no qual o cliente poderá autorizar o compartilhamento de suas informações com as seguradoras para que elas possam analisá-las e assim criar produtos cada vez mais aderentes às suas necessidades e ao seu bolso. Processo que deverá respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o consentimento das pessoas, que pode ser retirado a qualquer momento. O objetivo é gerar cada vez mais benefícios ao consumidor final, que são as pessoas que compram os produtos de seguros, previdência e capitalização.

Durante o bate-papo, Ed Carlos pontua que o Open Insurance é uma novidade promissora no mercado. “A partir dele, podem surgir novas soluções como comparador de preços, aplicativos para ter mais serviços de conveniência, simplificação de processos como abertura de sinistros e portabilidade de previdência, entre outros benefícios”, afirma.

Tassin destaca alguns desafios do mercado, “Inicialmente, estão previstas três etapas. A segunda fase começará em setembro deste ano, já considerando o compartilhamento das informações dos clientes. Um desafio para as empresas participantes é o investimento em tecnologia e a adequação aos processos internos, bem como a escolha criteriosa dos parceiros certos para essa implementação. As empresas também terão de analisar as informações dos clientes para a criação de produtos e serviços mais adequados ao consumidor, e a comunicação com o cliente também fará toda a diferença, precisando ser clara a objetiva, mostrando de uma maneira muito simples quais são os reais benefícios do sistema”, explica.

Quanto à aceitação do Open Insurance no mercado, Ed afirma que as empresas já estão mais receptivas à novidade: “Está aumentando o entendimento no mercado de que o Open Insurance pode contribuir e ampliar fatia de clientes, criar novos produtos, atingindo mercados que, sem ele, não seria possível”, pontua o executivo.

Quanto ao papel dos corretores de seguros, Ed pontua que a importância do corretor continua muito grande, tornando-se ainda mais relevante. “A parte de assessoria e consultoria de riscos, de abordar as soluções que o mercado pode oferecer, ganha mais um upgrade com o Open Insurance, possibilitando que o corretor esteja ainda mais próximo do cliente para mostrar o que o mercado disponibiliza dentro do novo contexto”, destaca o executivo.

Para ouvir o episódio completo, acesse este link.

Sobre a TecBan Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e, na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, que contempla serviços necessários para monitorar, operacionalizar e gerenciar por completo a rede de autoatendimento e os serviços complementares das cooperativas, sendo modular e customizável, se adequando às necessidades dos clientes, Open Banking as a Service TecBan, Open Insurance, HubDigital TecBan e soluções de cash-in em caixas eletrônicos recicladores. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 152 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 1.000 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com Renan Frizzo – (11) 98639-0918 Camila Ramos – (11) 99672-1273