TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’ aborda a eficiência da circulação do dinheiro no Brasil

access_time

07 de outubro 2021

Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’

São Paulo, 07 de outubro de 2021 - Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o quarto episódio do Podcast Tudo Conectado TecBan. Carlos Vaini, Gerente Executivo de Gestão de Varejo da TecBan, recebe Fabiana Oda, Gerente Executiva de Produtos da TecBan e Luiz Otávio Galil, Diretor Financeiro do Grupo Bahamas, uma das maiores redes de supermercado do Brasil, para conversar sobre a circulação do dinheiro físico no país. A discussão avança sobre os principais desafios do varejo em relação a movimentação do papel-moeda e quais estratégias poderiam ser adotadas para que a distribuição do dinheiro em espécie seja cada vez mais eficiente e segura.

Segundo o Banco Central, no início de setembro de 2021 havia quase 7,8 bilhões de cédulas de Real circulando pelo país. Galil exemplifica a circulação desse dinheiro físico no varejo brasileiro: “95% das empresas brasileiras são pequenas empresas. Principalmente fora das capitais e dos grandes centros urbanos é muito comum ainda que estes estabelecimentos paguem os seus funcionários com dinheiro vivo, por isso temos uma alta quantidade de cédulas circulando. No caso do supermercado, sabemos que é um destino bastante comum para a utilização dessas cédulas também”.

Durante a conversa, Fabiana Oda explicou o caminho do dinheiro: “após as notas serem emitidas na Casa da Moeda, são transportadas das custódias do Banco Central e distribuídas para as agências. A população tem acesso a esse dinheiro e o varejo e as pessoas físicas o depositam no banco, que depois disponibiliza esse dinheiro novamente para a população. Com esse ciclo todo, é importante que essa infraestrutura tenha capilaridade suficiente e diversidade de canais para que todos os brasileiros consigam ter acesso ao dinheiro. É um processo muito importante”.

Galil ressaltou que, no caso do supermercado Bahamas, tem sido feito investimento em tecnologia e inovações, contando com a parceria da TecBan no fornecimento de caixas recicladores, que permitem que o varejista faça depósitos em dinheiro no mesmo caixa eletrônico que o público usa. O dinheiro que entra é automaticamente reutilizado, podendo ser sacado pelas pessoas nas próximas transações, proporcionando mais segurança e praticidade para o estabelecimento, além de tornar o ciclo das cédulas eficiente. “Com os caixas recicladores, ganhamos tempo, aproveitamento de espaço e produtividade, otimizando o trabalho da equipe”, comenta o executivo.

“Os caixas recicladores são peça-chave para possibilitar a recirculação do papel-moeda no mercado. Essa solução reduz custos de transporte e de gestão do dinheiro, que fica circulando no comércio local, beneficiando a economia das regiões onde ele se encontra”, pontua Fabiana. Ela aponta o Banco24Horas como um grande viabilizador para a circulação de dinheiro vivo no varejo, por meio da solução +Varejo Banco24Horas.

O episódio também aborda exemplos de circulação do dinheiro em outros países. Fabiana pontuou que o Brasil tem pouco meio circulante em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), comparado a outros países, como a China.

Para ouvir o episódio completo, acesse: https://anchor.fm/tecban.

Sobre a TecBan

Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, Open Banking as a Service TecBan e HubDigital TecBan. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras, proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 900 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos, consultas, pagamentos, recargas, entre outras. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse: www.tecban.com.br ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273