Pesquisa Tecban/Datafolha aponta barreiras técnicas vivenciadas no uso de transações eletrônicas

24/11/2023

A Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente, e o Datafolha apresentam a pesquisa “Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos”, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos e aos meios de pagamentos. De acordo com o levantamento, problemas com internet e com conexão com banco ou cartão são dificuldades que já acometeram pelo menos metade dos brasileiros. Quase a metade dos brasileiros não conseguiu fazer alguma transação financeira por instabilidade da conexão de internet. “Por isso, que temos uma grande preocupação em manter um alto índice de disponibilidade dos caixas eletrônicos. É um canal de serviço e ponto de relacionamento da população com suas finanças”, pondera Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas. A pesquisa demonstra que: • 69% não conseguiu fazer alguma transação financeira por instabilidade da conexão com a internet • 67% não conseguiu fazer alguma transação por falta de conexão com a internet • 60% não conseguiu fazer alguma transação financeira por problemas de conexão com o banco • 53% não conseguiu fazer alguma transação financeira por problemas de conexão do cartão • 34% preciso pedir em um comércio para passar um valor no cartão e recebê-lo em dinheiro, pois não havia nenhum caixa eletrônico por perto • 33% não conseguiu fazer uma transação financeira por não aceitarem dinheiro, mas somente outras formas de pagamento O estudo conduzido pelo Datafolha a pedido da Tecban foi realizado de forma on-line através de painel de internautas, entre os dias de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, com abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Sobre a Tecban Há 41 anos, a Tecban colabora com a agenda de transformação do setor financeiro. Por meio de seu portfólio de 22 soluções e quatro unidades de negócio – Banco24Horas, TBNet, TBForte e Serviços Integrados Tecban - desenvolve serviços e soluções que integram os meios físico e digital, com o objetivo de facilitar o dia a dia de milhões de brasileiros e movimentar a economia do país, levando o seu modelo de escala e eficiência para outros mercados.

Foi pioneira na implementação da sua plataforma de Open Finance as a service no Brasil e contribui com o desenvolvimento do Drex, sendo integrante do Projeto Piloto do Banco Central. Também transforma em solução as atividades que processa em escala e eficiência nos segmentos de varejo, transporte de valores, telecomunicações, mídia digital out of home, serviços de ponta a ponta para autoatendimento (logística, armazenamento, revitalização) e obra civil. Além disso, a Tecban trabalha com startups em negócios escaláveis, antecipando tendências a partir de uma plataforma aberta de inovação. É líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, com o Banco24Horas, sua plataforma de inclusão financeira presente na vida de 158 milhões de brasileiros com diferentes formatos e soluções B2C e B2B.

Para conhecer mais, acesse o site da Tecban ou visite nossas redes sociais.