TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Pesquisa Ipsos/TecBan: cresce a disposição dos brasileiros em compartilhar dados financeiros

access_time

01 de setembro 2023

São Paulo, 28 de agosto de 2023 – A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital e gera eficiência para o ecossistema financeiro, e a Ipsos, apresentam a pesquisa Open Finance Brasil 2023, que investigou os hábitos, percepções e sentimentos do consumidor em relação ao Open Finance. O estudo é uma atualização da pesquisa Open Banking Brasil, realizada pela Ipsos de forma inédita em 2021, a pedido da TecBan, que foi pioneira no lançamento de uma plataforma de Open Finance no Brasil.

Nos últimos dois anos, foi registrado um crescimento da disposição dos brasileiros no compartilhamento de dados financeiros, passando de 40% dos entrevistados, em 2021, para 52% em 2023. Já a preocupação sobre como esses serão usados diminuiu, passando de 46% na última pesquisa para 34% neste ano. A pesquisa apresentou casos de uso do Open Finance, como ferramenta de comparação de serviços, aplicativo financeiro tudo-em-um, aceleração do processo de solicitação de crédito e iniciação de transação de pagamento a partir de sites e aplicativos, e apontou que há significativa percepção favorável sobre as soluções testadas: na média, 70% das pessoas afirmaram que os serviços apresentados são relevantes, exclusivos, críveis e que despertariam interesse em realizarem suas inscrições.

Para Tiago Aguiar, head de Open Finance na TecBan, o aumento do interesse pelo tema e percepções de relevância e confiabilidade estão acompanhando a evolução do Open Finance no Brasil. “Estamos acompanhando e fomentando o tema no Brasil desde 2018, quando o conceito ainda era apenas uma ideia que estava em andamento na Europa. Desde aquele período e amparados pelos resultados da primeira versão da pesquisa realizada no Brasil, em 2021, sabíamos que um dos grandes desafios para o sucesso do novo sistema no país era justamente a comunicação com o público final para esclarecer os benefícios e processos de segurança que estão por trás da construção do Open Finance no país”, explica. “O avanço da percepção positiva e aumento da confiança é fruto do avanço do cronograma de implementação no Brasil, que tornou o Open Finance algo palpável, além da resposta ao trabalho que tem disso feito pelo setor junto as pessoas, que necessitam de entendimento para consentir o compartilhamento dos seus dados, item básico para o funcionamento do sistema”, avalia o executivo.

No Brasil, o Open Finance está na fase 4, que apresenta novos desafios e possibilidades para clientes e instituições. Essa etapa, prevê, a inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados e, também, acesso a dados abertos de novos produtos. É uma oportunidade de negócios para todos os envolvidos no setor financeiro brasileiro, tornando o projeto no Brasil mais amplo do que em outros países. O estudo mostra que tanto os bancos estabelecidos quanto os mais recentes, em sua maioria digitais, detém a confiança dos usuários finais para a oferta dos serviços avaliados. Em média, 67% dos entrevistados confiam em bancos estabelecidos e 50% em bancos mais novos.

“Ainda estamos no início do Open Finance e temos mais de 900 instituições participando do novo sistema. Temos trabalhado com diversos atores para o atingimento dos marcos regulatórios, mas também para ajudá-los no aproveitamento das oportunidades que o novo formato apresenta para todos”, conclui Aguiar.
A pesquisa online Open Finance Brasil 2023 foi realizada entre 18 e 24 de maio de 2023 pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional. Foram entrevistados 1.000 (mil) homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet. Margem de erro de 3,1 p.p.

Para a acessar a pesquisa na íntegra, acesse: www.opentecban.com.br/pesquisa2023 . Sobre Novas Plataformas TecBan A TecBan inova e desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente e moderno desde 1982. A empresa gera uma economia anual de mais de R$ 5 bilhões com suas soluções. Desde 2018, a frente de Novas Plataformas é responsável por desenvolver produtos e soluções que apoiam a companhia com inovações para diversos setores: desenvolvimento e infraestrutura para o Real Digital, Recargas e Gift Cards, Saque Digital, que viabiliza transações de saque via QR Code pelo aplicativo das instituições e via token para desbancarizados, soluções digitais para o varejo e a plataforma de Open Finance as a Service, que já conta com mais de 20 clientes que viabiliza e acelera a adesão das instituições financeiras e o mercado de seguros aos ecossistemas Open Finance e Open Insurance. Além disso, conta com uma frente de parceria para aceleração, experimentação e desenvolvimento de novas soluções em conjunto com o ecossistema de startups e inovação aberta por meio da ATMosfera Ventures. Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Sobre a Ipsos A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.ipsos.com/pt-br

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com
Eloisa Rangel – (11) 98886-5318 Karina Landi – (11) 96811-1603 Camila Ramos – (11) 99672-1273