ARTIGO - Open Insurance: Desafios e Oportunidades para 2022
O Open Insurance teve na sua primeira fase, em dezembro de 2021, a obrigatoriedade das Seguradoras autorizadas pela SUSEP, informarem seus canais de atendimento e produtos disponíveis para contratação.
Para 2022, o cronograma prevê mais duas etapas: a fase 2, em setembro de 2022, na qual, mediante a autorização dos clientes, será iniciado o compartilhamento de dados pessoais dos clientes, como histórico de pagamentos, dados da apólice, Previdência e Capitalização; e a fase 3, em dezembro de 2022, que trabalhará as informações de movimentações dos clientes, como sinistros, endossos e a entrada da Sociedade Iniciadora de Serviços de Seguros, a SISS.
Como diante de toda inovação, os agentes de mercado segurador terão muitas oportunidades, mas também diferentes desafios, tais como o cronograma regulatório para adequação, desenvolvimento e investimento em tecnologia, escolha dos parceiros para prover soluções e consultoria, análise das informações e oferta assertiva ao cliente e, adesão do púbico, com comunicação simples e objetiva sobre os reais benefícios do Open Insurance.
Olhando as oportunidades, temos no Corretor de Seguros um papel de destaque, com atendimento consultivo, entendendo as necessidades dos clientes para oferta de produtos e serviços mais aderentes às necessidades de cada pessoa, que tende a escolher processos mais simples, atendimento rápido, de qualidade e preços e condições de pagamento que realmente caibam no seu bolso.
Abre-se espaço para democratizar os seguros, dado que o Brasil ainda é um país com baixa utilização do recurso, tendo no seguro auto, o seu principal produto, mas que ainda assim, está abaixo do potencial.