TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Junto com consórcio, TecBan instala nó com rede do Bacen para testes do Real Digital

access_time

22 de setembro 2023

São Paulo, 22 de setembro de 2023 – O consórcio no qual a TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital e gera eficiência para o ecossistema financeiro, instalou, com sucesso, junto ao Banco Central o nó validador para execução das operações do projeto piloto do Real Digital. A companhia encabeça o grupo com o Banco da Amazônia (BASA) e outras 9 instituições (Pinbank Brasil, Dinamo, Banco Arbi, Ntokens, ClearSale, Foxbit Servicos, CPQD, AWS e Parfin). Segundo o calendário do Banco Central, a etapa pode ser concluída até 03 de novembro.

O consórcio multidisciplinar conta com um time técnico de mais de 30 pessoas dedicadas para as atividades do Projeto Piloto e entregas previstas no plano de trabalho do Bacen, realizando reuniões semanais de revisão geral das atividades executadas e acompanhamento do cronograma oficial, reuniões quinzenais de planejamento técnico das próximas sprints e reuniões diárias de desenvolvimento blockchain e interação com os smart contracts do Banco Central.

De acordo com Luiz Fernando Lopes, Gerente de Plataformas Digitais na TecBan, um dos grandes diferenciais do projeto é a integração de serviços oferecidos pelos diferentes participantes do consórcio, que tem expertise no desenvolvimento blockchain, redes privadas, Hyperledger Besu, custódia, tokenização, segurança e privacidade, serviços computacionais em nuvem, além de instituições financeiras com amplo conhecimento das necessidades do mercado.

“A diversidade de empresas que integram o grupo de trabalho certamente contribuirá com discussões para o desenvolvimento do Real Digital, pois estamos levando em consideração os diferentes tipos e estrutura de instituições financeiras e de pagamento. Estamos desenhando modelos de negócios que procuram entender os desafios que a moeda digital pode enfrentar e de que maneira a tokenização pode ajudar a saná-los, como é o caso da proposição de geração de token para a CPR do Banco da Amazônia” destaca Luiz.

Com a etapa concluída, o consórcio já está focado na conclusão da próxima fase: resgate de contratos de Títulos Públicos Federais, com previsão para 30/11.

Sobre a TecBan Com mais de 40 anos de experiência, a TecBan é uma empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. Somente na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e serviços que impactam todas as classes sociais e perfis de público, por todo o Brasil.

Líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, é dona e gestora do Banco24Horas, somando mais de 1,8 bilhão de transações ao ano em seus mais de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em mais de 1 mil cidades do País. A marca está presente na vida de 153 milhões de brasileiros e proporciona acesso a mais de 90 serviços financeiros e não financeiros aos clientes de mais de 150 instituições, levando desenvolvimento econômico e movimentando 5% do PIB. O Banco24Horas oferece também soluções móveis e business to business, focados em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas, além de parcerias com fintechs, bancos digitais e sociais, por meio do HubDigital, e opções de cash-in em seus caixas eletrônicos recicladores.

Visionária, a TecBan foi a primeira empresa brasileira a colocar a sua plataforma de Open Finance em produção, iniciando a integração com o Open Insurance em 2022. Também atua na monitoração, operacionalização e gerenciamento de redes de autoatendimento e serviços complementares das cooperativas, com o ATMManager. Nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, está presente por meio da TBNet e da TBForte. Já com a Serviços Integrados TecBan compõe um vasto portfólio com mais de 15 soluções para atendimento de setores variados entregando experiência e capilaridade nacional em projetos especiais. Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Sobre a DINAMO Networks A DINAMO Networks é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do Real Digital, Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fabrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou Cloud. Recentemente lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud. Mais informações, acesse: https://www.dinamonetworks.com/ Sobre o CPDQ Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital, contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 47 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade. Sobre o Banco Arbi: Fundado há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, o Banco Arbi se consolidou como um importante agente no mercado financeiro brasileiro. A instituição desempenha um papel de destaque na tecnologia, oferecendo uma ampla gama de serviços que incluem BaaS (Banking as a Service), câmbio, crédito e Pix, atendendo a uma variedade de setores que abrangem desde o mercado de securitização até o mercado de capitais e a indústria de pagamentos em geral.

Sobre a ClearSale A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital. Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.