Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
38 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Hackathon TecBan promove o desenvolvimento de 39 projetos voltados para o ecossistema de Open Banking

access_time

05 de agosto 2020

Com recorde de inscrições, evento anuncia o case ‘Bicos’, aplicativo voltado para trabalhadores informais, como grande vencedor

São Paulo, 05 de agosto de 2020 – Durante os dias 24 e 26 de julho aconteceu a primeira edição do Hackathon TecBan, que teve como objetivo simular as possibilidades do Open Banking no Brasil. Com 1046 inscritos e representantes de 24 estados brasileiros, foram selecionados 200 participantes que desenvolveram soluções utilizando as transações disponíveis na plataforma de Open Banking da TecBan. O grande vencedor da maratona foi o case ‘Bicos’, um aplicativo voltado para trabalhadores informais (descrição completa abaixo).

O evento, totalmente online, foi organizado pela Shawee e realizado em parceria com universidades, associações e players do mercado. Contou com 78 mentores, sete jurados de instituições parceiras (ABStartups, ABFintechs, Open Banking Brasil, FIAP, Oracle, Acrefi e Fecomercio), 40 equipes e 39 projetos submetidos para avaliação.

“O Hackathon TecBan apresentou um tema muito atual para os participantes. O Open Banking possui um grande potencial no Brasil e estamos certos de que as ideias que foram propostas durante o evento são bons exemplos da grande versatilidade e comodidade que a implementação trará ao ecossistema financeiro e para toda a população brasileira”, afirma Tiago Aguiar, superintendente de Novas Plataformas da TecBan.

Descrição do case vencedor – ‘Bicos’

A economia dos Bicos é uma realidade latente, agravada ainda mais pela COVID-19. O auxílio emergencial revelou 46 milhões de brasileiros, grande parte trabalhadores informais, até então esquecidos - invisíveis. Diante disso, foi criado o BICOS, um aplicativo de conexão e contratação de prestação de serviços. Com ele, é possível contratar um ‘BICO’ e efetuar o pagamento diretamente pelo saldo bancário. Além disso, o prestador de serviço tem acesso a diversas funções como: histórico de transações bancárias, recebimento do pagamento dos ‘bicos’ direto em sua conta, microcrédito e saque fácil no Banco24Horas! O BICOS nasceu para democratizar o acesso ao Open Banking àqueles que, antes, eram invisíveis ao sistema financeiro.

Equipe:

Thayana Mamoré – Belém (PA)

Tiago Danin – Belém (PA)

Lucas Cardoso Rodrigues – Belém (PA)

Guilherme Vieira da Silva – Sorocaba (SP)

Descrição do 2º lugar – ‘AgroBan’

Baseado nas APIs de 'produto' e 'contas' disponibilizadas, foi criada uma Agrotech. Nomeada 'AgroBan' tem por objetivo unir setores do campo e bancos em prol de benefícios mútuos. O agricultor realiza o cadastro na plataforma gratuitamente e concede as permissões de uso de suas contas em Open Banking. Com isso, são traçadas as melhores ofertas de produtos bancários para atendê-lo. Após a escolha do produto baseado nas melhores taxas de juros, o pedido fica em análise, à espera de um agrônomo credenciado que irá ir na propriedade do agricultor e realizará o cadastro da documentação do SICOR via AgroBan. Não obstante, também irá trazer dados relevantes para a pontuação geral e avaliação do agricultor dentro da plataforma

Equipe:

Jonatas Conceição da Silva Cesar - São Paulo (SP)

Eduardo Tomacheski Teixeira - Charqueadas (RS)

Renato Tadeu Rodrigues - Pilar do Sul (SP)

Lucas Simões - São Paulo (SP)

Augusto Bondança - São Paulo (SP)

Sobre a TecBan

Há 38 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R$ 3 bilhões em produtos e soluções inovadoras que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país.

A TecBan é administradora do Banco24Horas, maior rede independente de autoatendimento em volume de saques do mundo. Sua plataforma aberta e interoperável conta com cerca de 100 instituições conectadas aos mais de 23 mil caixas eletrônicos, atendendo 140 milhões de pessoas que realizam mais de 2,1 bilhões de transações anualmente.

O portfólio de produtos e serviços é formado pelas seguintes soluções: Open Banking, HubDigital, Saque Digital, Sacar no Comércio, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário BlockChain e Espaço Multibanco.

O grupo TecBan também atua nas áreas de telecomunicações e transporte de valores por meio da TBNet e da TBForte, cujos produtos e serviços oferecem soluções em tecnologia e transporte em mais de dez estados, empregando milhares de pessoas.

Para saber mais, acesse https://tecban.com.br/ ou visite nosso perfil corporativo no Linkedin.

Atendimento à imprensa - TecBan:

imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Catherine Rodrigues

(11) 3147-7301 – catherine.rodrigues@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo

(11) 3244-8446 | (11) 98639-0918 – renan.frizzo@terceirizado.tecban.com.br

Patricia Oliveira

(11) 3147-7490 | (11) 98383-6112 – patricia.oliveira@maquinacohnwolfe.com

Camila Ramos

(11) 3244-8400 | (11) 99672-1273 – camila.ramos@tecban.com.br

Roberto Tenório

(11) 3244-8307 | (11) 99607-2420 – roberto.tenorio@tecban.com.br

Rodrigo Garutti

(11) 3244-8400 | (11) 98888-1811 – rodrigo.garutti@tecban.com.br