TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Em seu primeiro ano de operação, plataforma da TecBan de Open Banking consolida atuação no mercado e soma parcerias

access_time

01 de fevereiro 2022

São Paulo, 01 de fevereiro de 2022 – A TecBan, que há mais de 39 anos investe e cria continuamente soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital, liderou o mercado rumo ao novo sistema financeiro aberto, ao colocar em produção, ainda no início de 2021, a sua plataforma de Open Banking As A Service.

Confira abaixo um balanço do primeiro ano de operação da solução desenvolvida pela empresa.

Primeira plataforma em operação no Brasil A TecBan largou na frente ao lançar aquela que foi a primeira plataforma de Open Banking em operação no Brasil.

A plataforma Open Banking As a Service da TecBan foi desenvolvida em parceria com a Ozone, empresa responsável pela implantação do Open Banking no Reino Unido, e passou por um processo de tropicalização para atender o objetivo de facilitar a implementação e a gestão do novo sistema, acelerando a integração das instituições financeiras à regulamentação brasileira.

Além da regulamentação Além da parte regulatória, na esfera do Open Banking, as instituições participantes precisam, ainda, estar atentas ao aproveitamento de todas as suas oportunidades de negócios proporcionadas pelo novo sistema. Para auxiliar o mercado também na organização dos dados coletados, a TecBan construiu parceria com a Klavi, fintech especializada em inteligência e processamento de dados.

A parceria oferece às instituições participantes do ecossistema uma solução que, além de atender à regulação do Banco Central, também permite o consumo de dados vindos dos principais players financeiros do mercado, tudo com segurança e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As instituições financeiras contam com o conhecimento prévio da TecBan e da Klavi para lançar novos produtos e serviços aos seus clientes em um curto espaço de tempo, garantindo time-to-market, relevância e pioneirismo. A solução conjunta permite implementar e gerir o novo sistema financeiro aberto e, ao mesmo tempo, conectar instituições financeiras de todos os tamanhos, a fim de consumir e analisar os dados recebidos.

Plataforma premiada Em reconhecimento à inovação, ao pioneirismo e à importância da solução oferecida pela TecBan, em 2021, a plataforma conquistou destaque em dois prêmios:

- Prêmio Banking Transformation 2021 – Primeiro Lugar na categoria “Open Banking” com o case Plataforma Open Banking;

- Best Perfomance 2021 – Troféu de Prata (Segundo Lugar) na categoria "Inovação na Implementação e Gestão de Open Banking" com o case Open Banking as a Service TecBan;

Open Insurance O Open Insurance é um sistema aberto de seguros, regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Assim como o Open Banking, permitirá o compartilhamento de dados dos clientes, mediante consentimento, visando uma oferta de produtos e serviços personalizados e aderente às necessidades de cada indivíduo.

Com a experiência de Open Banking, a TecBan lançou em dezembro de 2021 sua plataforma de Open Insurance, com clientes ativos já na primeira fase de implantação que começou no dia 15 de dezembro.

A plataforma é a primeira do mundo que permite o tráfego de dados tanto de Open Banking quanto de Open Insurance. Essa característica gera a capacidade de conectar participantes do setor bancário ao setor de seguros e, ainda, integrá-los com soluções provenientes de fintechs e insurtechs. Uma conexão com infinitas possibilidades para o cliente final.

Sobre a TecBan Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 39 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e, na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, que contempla serviços necessários para monitorar, operacionalizar e gerenciar por completo a rede de autoatendimento e os serviços complementares das cooperativas, sendo modular e customizável, se adequando às necessidades dos clientes, Open Banking as a Service TecBan, Open Insurance, HubDigital TecBan e soluções de cash-in em caixas eletrônicos recicladores. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 1.000 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com Renan Frizzo – (11) 98639-0918 Camila Ramos – (11) 99672-1273