TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Cresce a confiança dos brasileiros no compartilhamento de dados financeiros, aponta pesquisa TecBan/Ipsos sobre Open Banking

access_time

28 de julho 2021

São Paulo, 28 de julho de 2021 - A TecBan, empresa de soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, e a Ipsos apresentam a pesquisa Open Banking Brasil, estudo inédito sobre hábitos, percepções e sentimentos dos brasileiros por temas relacionados ao Open Banking. Os resultados mostram que, em 2021, 46% dos brasileiros estão preocupados sobre como seus dados financeiros serão usados com o Open Banking. Este percentual era de 60% em 2018.

Ao todo, 73% dos bancarizados, ou seja, 7 em cada 10 brasileiros, confiam em bancos já estabelecidos para o compartilhamento dos dados. Embora ainda haja receio por parte das pessoas, 40% dos entrevistados teriam prazer em compartilhar suas informações financeiras com um provedor terceiro que não seja o banco com o qual já tem relacionamento e 66% concordam que os serviços enquadrados como soluções que podem ser criadas a partir do Open Banking são relevantes, como, por exemplo, as ferramentas de comparação inteligente, aplicativo financeiro tudo-em-um e acelerador de processos de aplicação.

Além disso, o estudo mostra que o uso da tecnologia não parece ser uma barreira na adoção do Open Banking no país. Isto porque 71% do público se sente à vontade usando novas tecnologias.

A pesquisa foi realizada pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional, entre os dias 4 e 10 de junho deste ano. Foram entrevistados 1.000 homens e mulheres das classes A, B e C, com acesso à internet. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais sobre o total da amostra.

De acordo com Tiago Aguiar, Head de Novas Plataformas da TecBan e responsável pela concepção da solução de Open Banking as a Service da companhia, os dados mostram que a população está cada vez mais confiante sobre o impacto positivo do sistema financeiro aberto à medida que o Open Banking está sendo implementado no Brasil. “O Open Banking tem potencial para transformar o sistema financeiro brasileiro e ampliar a oferta de serviços personalizados para as necessidades e perfil das pessoas. A confiança no uso dos dados é um fator crucial que a pesquisa apontou, por isso é tão necessário desenvolver plataformas que garantam segurança aos usuários”, pontua.

Para Priscilla Branco, Gerente de Pesquisas da Ipsos, o estudo mostrou que a maioria dos bancarizados está interessada em conhecer formatos que facilitem as compras e pagamentos no dia a dia. É importante que as empresas prestadoras destes serviços comuniquem com clareza tanto os benefícios quanto as práticas de proteção que pretendem implementar, já que a demanda por proteção aumentou. “O consumidor está disposto a compartilhar seus dados para ter benefícios, porém ele está mais demandante em relação à proteção desses dados também”, conclui.

A apresentação dos resultados da pesquisa ocorreu durante evento on-line, que contou com a participação de Tiago Aguiar, Head de Novas Plataformas da TecBan, Helio Gastaldi, Diretor de Public Affairs da Ipsos e Priscilla Branco, Gerente de Public Affairs da Ipsos.

Para se cadastrar e ter acesso aos dados da pesquisa, acesse https://www.tecban.com.br/estudo-open-banking-brasil.

Sobre Novas Plataformas da TecBan

Há 38 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R$ 3 bilhões para garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país. Criada em 2018, a unidade de negócios de Novas Plataformas da TecBan é responsável por criar modelos de negócio e desenvolver produtos e soluções inovadoras que conectam as pessoas aos seus recursos financeiros.

O portfólio de Novas Plataformas engloba o HubDigital, criado em 2019 para conectar de forma simples e ágil bancos digitais e fintechs ao Banco24Horas, o Saque Digital, que viabiliza transações de saque via QR Code pelo aplicativo das instituições e via token para desbancarizados ou de acordo com alguma necessidade momentânea, a solução para Sacar no Comércio, com a qual as pessoas podem retirar dinheiro diretamente nos estabelecimentos comerciais parceiros, e o Open Banking as a Service TecBan, plataforma desenvolvida para viabilizar e acelerar a adesão eficiente das instituições financeiras ao ecossistema.

Sobre a TecBan

Líder mundial em rede independente de ATM, a TecBan investe e cria continuamente, há mais de 38 anos, soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente.

Visionária, a empresa está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

A TecBan oferece soluções como o ATMManager, Open Banking as a Service TecBan e HubDigital TecBan. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Seu principal negócio é o Banco24Horas, que está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras, proporciona autonomia aos clientes de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 23,7 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 900 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos e pagamentos. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

Para conhecer mais, acesse: www.tecban.com.br ou visite nossas redes sociais.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Para mais informações, acesse: www.ipsos.com/pt-br

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273