TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
39 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Com Open Banking e Open Insurance, Open Finance deve alavancar ainda mais as oportunidades para o já crescente mercado de fintechs e insurtechs

access_time

25 de setembro 2021

Por Rogerio Melfi e Fernando Tassin, da TecBan

Nos últimos anos o mercado de fintechs mundo afora tem crescido exponencialmente e no Brasil a expansão também é notória. Entre 2014 e 2018, surgiram aproximadamente 500 startups do setor financeiro em nosso país, enquanto apenas nos primeiros 4 meses de 2021, este número já é superior a 1.200. Parte da justificativa do surgimento de entrantes no mercado deve-se ao movimento de transformação do setor. Os órgãos reguladores estão impulsionando mudanças, propondo novas regulamentações, produtos e soluções, visando o aumento eficiência e inclusão financeira e social. É exatamente neste contexto que o Open Banking e o Open Insurance estão inseridos.

Ambos os conceitos têm como um de seus pilares o cliente, incentivando que as empresas participantes, sejam elas bancos já estabelecidos, fintechs, seguradoras, corretoras ou insurtechs, possam focar na experiência e satisfação do usuário final.

A tendência é que o número de fintechs e insurtechs cresçam ainda mais com o avanço das agendas de Open Banking e Open Insurance, até termos o Open Finance consolidado no Brasil. Essas entrantes deverão se juntar aos participantes mais experientes do ecossistema, unindo forças e explorando os pontos positivos de ambos os formatos. Se por um lado as instituições já estabelecidas possuem a maior confiança das pessoas e estruturas já consolidadas, por outro, o ponto forte das startups é a velocidade e agilidade com que conseguem perceber e atuar com as tendências de mercado.

Todos precisam estar focados em resolver ou melhorar temas como a experiência do cliente, atendimento, acessibilidade, diversidade, inclusão, maior velocidade nos processos de contratação e resolução de problemas, entre outros tantos pontos de interesse do usuário final.

No mesmo esforço de somar experiências e promover o melhor aproveitamento possível das oportunidades que estão surgindo, a TecBan está construindo e consolidando uma plataforma de Open Finance que permita conectar todo este ecossistema, reforçando cada vez mais nossa proposta de sermos facilitadores no mercado e gerar mais opções aos usuários dos produtos financeiros, de seguros e de previdência, com flexibilidade, acesso e segurança já reconhecidos nos serviços do Banco24Horas.