TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.

Banco24Horas reúne 10 dicas para evitar fraudes, golpes e ataques em dispositivos móveis

access_time

17 de setembro 2021

São Paulo, 17 de setembro de 2021 – De acordo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall, o Brasil foi o quinto país que mais sofreu ataques de vírus ransomware apenas no primeiro semestre de 2021.

Referência em segurança, o Banco24Horas, que já está presente no dia a dia de 145 milhões de brasileiros por meio de soluções financeiras que promovem a inclusão e autonomia, reuniu 10 dicas para evitar fraudes, golpes e ataques em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Confira abaixo:

1) Crie uma senha forte para inicializar e/ou desbloquear seus dispositivos

Esta senha é extremamente importante, pois é utilizada para configurar (incluir ou alterar) diversos recursos de segurança dentro de seus dispositivos. Senhas fracas facilitam a vida dos fraudadores, pois conseguirão adicionar novas digitais, alterar a senha das suas contas.

2) Configure/habilite o reconhecimento biométrico (Touch ID ou Face ID) apenas para desbloquear seus dispositivos

Não habilite esse recurso para acessar aplicativos bancários, pois é possível que um terceiro cadastre novas biometrias no celular que darão acesso automático à sua conta. O mais seguro é acessar estes aplicativos somente com seus dados de agência/conta e senha do seu banco.

3) Não anote ou guarde senhas nos dispositivos móveis ou envie/armazene senhas por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens

Essa prática pode garantir sucesso aos criminosos, já que estando de posse de seu aparelho, conseguirão acessar suas senhas e invadir suas contas.

4) Não configure/mantenha seu e-mail de recuperação de senhas (reset) no mesmo aparelho que você está utilizando

Em caso de perda, furto ou roubo do dispositivo móvel, o criminoso estará com seu dispositivo em mãos e terá acesso aos códigos para realizar as substituições de senhas das suas contas, aplicativos, etc.

5) Ative o duplo fator de autenticação para acessar suas contas bancárias, e-mails e aplicativos

Configure/habilite a autenticação em duas etapas em todas as suas contas bancárias, aplicativos, e-mails, entre outros.

6) Revise as permissões de acesso dos aplicativos

Muitos aplicativos solicitam senhas para acessar seus contatos, e-mails, fotos, entre outras informações pessoais que não são imprescindíveis para o funcionamento do serviço. Cuidado com essas permissões.

7) Não clique em URLs enviadas por e-mails, SMS ou abra/baixe arquivos de desconhecidos ou suspeitos

Saiba que mensagens de fontes desconhecidas que contenham links (URLs) ou arquivos devem ser consideradas como maliciosas e consequentemente devem ser deletadas sem abrir.

8) Não utilize o recurso de salvamento automático de senhas

As senhas salvas ficam no histórico e podem ser facilmente acessadas por criminosos.

9) Mantenha seus dispositivos e aplicativos sempre atualizados

Os fabricantes de dispositivos e aplicativos recorrentemente disponibilizam novas funcionalidades e corrigem vulnerabilidades de segurança.

10) Configure uma senha (PIN) no chip da sua linha telefônica (celular)

Esta ação impedirá que o chip seja instalado em outro celular ou receba SMS ou ligações. Guarde em um local seguro os códigos para recuperação do chip (PUK1 e PUK2) em caso de bloqueio do PIN.

Para acessar o Manual de Segurança e Proteção na íntegra, clique aqui.

Sobre o Banco24Horas

O Banco24Horas está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia às pessoas de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 23,7 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 900 cidades. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções que possibilitam as pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos, consultas, pagamentos, recargas, entre outras. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.

O produto faz parte do portfólio da TecBan, que há mais de 39 anos desenvolve soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital e impulsionam o ecossistema econômico do Brasil, tornando-o cada vez mais eficiente. Visionária, a empresa está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil.

Além do Banco24Horas, a TecBan também oferece soluções como o ATMManager, Open Banking as a Service TecBan e HubDigital TecBan. Atua também nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte.

Para conhecer mais, acesse: banco24horas.com.br/ ou siga nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renan Frizzo – (11) 98639-0918

Camila Ramos – (11) 99672-1273