ARTIGO | Flux commerce: a tendência não óbvia em ação no mercado OOH

08/08/2022

Em um mundo cada vez mais digital, a inovação é um ponto-chave para todo e qualquer negócio. E a velocidade na implantação dessas mudanças, também. Não basta apenas ser criativo e pensar fora da caixa, é preciso ter insights tecnologicamente viáveis, escaláveis e que gerem valor. Ser rápido para criar não significa necessariamente que o processo de inovação seja fácil de concretizar. E isso ficou muito claro em várias palestras que vi em minha primeira participação presencial no maior festival de inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW), realizado em março deste ano em Austin, no Texas (EUA). Em sua sempre esperada e concorrida apresentação, Rohit Bhargava, escritor e especialista em inovação e marketing, discorreu sobre as 10 megatendências não óbvias para o futuro. Mesmo que as tendências apresentadas por ele não sejam mais “tão óbvias”, porque já estão se repetindo, suas predições sempre repercutem. Segundo Bhargava, nosso mundo está muito rápido, mas a concretude da inovação não é tão veloz. E não tem problema. Para comprovar a asserção, ele citou o escritor e professor americano Isaac Asimov: “Eu não sou rápido em ver; eu sou rápido em entender e aprender”. Embora a velocidade para a implantação das inovações não seja tão acelerada, é preciso acompanhar de perto todas essas trends. Uma das tendências apontadas por Rohit Bhargava, o Flux Commerce, que se refere ao mix de oportunidades comerciais entre diferentes empresas, já é uma realidade. Trata-se da expansão de uma marca para outra área em que não costumava atuar. Isso acontece porque as linhas entre as indústrias estão tão tênues que há uma interrupção contínua de modelo de negócio, uma disruptura. Nessa “fluidez de comércio”, a Crayola, famosa por fabricar giz de cera e vinculada basicamente às artes, passou a criar também uma linha de maquiagem, a Crayola Beauty. Já a cadeia de fast-food Taco Bell fez uma parceria para um hotel pop-up na Califórnia (EUA), com atrações e quartos customizados para os fãs da marca.

Aqui no Brasil, o Mídia Banco24Horas é um exemplo de flux commerce em ação no mercado de mídia Out Of Home (OOH). Única plataforma capaz de exibir campanhas posicionada sobre os caixas eletrônicos do Banco24Horas, nos transformamos em um veículo de publicidade dentro de uma empresa de tecnologia para o mercado financeiro. Ao levarmos as telas de OOH para locais de grande circulação de pessoas e que estão ali para fazer um saque ou um depósito, proporcionamos que as marcas falem com o potencial cliente em sua jornada de consumo, com o dinheiro na mão, e isso faz toda a diferença.

Como pensar fora da caixa e trazer mais valor para o negócio? Interrompendo suposições, como “isso não pode” ou “não vai dar certo”. Os modelos de negócios, os canais de distribuição e a expectativa do consumidor estão o tempo todo se remodelando justamente por essa fluidez de comércio.

A forma como compramos e vendemos produtos, o quanto estamos dispostos a pagar por eles, nossa preferência por comprá-los ou alugá-los, tudo isso está mudando drasticamente — e de forma acelerada! E, segundo Rohit Bhargava, à medida em que as linhas outrora traçadas entre os setores praticamente desaparecem, que os modelos de negócios passam a vender produtos como serviços, e que os métodos de distribuição são transformados para eliminar intermediários, os líderes dessa nova economia serão aqueles que acolherem esse “fluxo” e se moverem com ele. Inovar não é um processo rápido, mas é preciso estar atento às mudanças, sempre. Não é necessariamente inventar, mas, sim, fazer as coisas de um modo diferente. Para fechar, deixo um pensamento inspirador do filósofo, pensador e pacifista, o dr. Daisaku Ikeda. Nossa determinação, vontade, espírito são as forças mais potentes que existem e, também, a fonte da inovação. Para construir uma nova era na sociedade, para realizar de fato a inovação, é imprescindível a renovação do espírito das pessoas que lideram.