Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
TI verde: o que é e como aplicá-la na sua empresa

TI verde: o que é e como aplicá-la na sua empresa

28/06/2023 6 min de leitura

A sociedade cobra, cada vez mais, de governos e empresas uma conduta sustentável diante de um cenário que se exibe alarmante. Os recursos naturais do planeta caminham para uma diminuição drástica, o aquecimento global já interfere no clima e o desmatamento das florestas nativas parece não ter controle.

Com essa realidade batendo à nossa porta, como a sua empresa pode colaborar? Um primeiro passo possível nesse caminho é estabelecer tratamento diferenciado às soluções utilizadas em Tecnologia da Informação (TI). Estamos falando, aqui, da forma como o seu negócio consome e descarta recursos tecnológicos.

Para te ajudar nesse trabalho, apresentamos uma corrente de sustentabilidade que está em fluxo no mercado: a TI verde. Esse movimento refere-se a um conjunto de estratégias, baseadas no uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI, que visam diminuir o impacto dessas ferramentas no meio ambiente. Assim, a TI verde diz respeito à engenharia, fabricação, utilização e descarte de dispositivos de computação.

Empresas sustentáveis são mais eficientes, consomem menos recursos, praticam preços mais competitivos e atraem um número maior de clientes. Nessa perspectiva, o uso da tecnologia é fundamental para processos de sustentabilidade empresarial.

Além disso, os esforços das instituições para reduzirem seus impactos ambientais podem apoiar tecnologias e processos de TI inovadores. Por essa razão, estratégias de gestão de negócios, políticas ambientais e plataformas de TI podem trabalhar em comunhão, fortalecendo-se entre si.

Entenda, a seguir, o conceito de TI verde e como você pode adotá-la na sua empresa!

O que é TI verde?

TI verde, por definição, é um termo abrangente que estabelece padrões para o design, uso e descarte de hardwares, tecnologias da informação e softwares de computadores. Ela trata também de processos de negócios, associados a esses produtos, que são mais adequados à sustentabilidade ecológica.

Esse movimento é parte de uma mudança fundamental na economia e na sociedade. É um subconjunto da tendência que reconcilia práticas de negócios sustentáveis com operações lucrativas. Na indústria de TI, fornecedores e compradores estão percebendo que devem incorporar princípios verdes ao projeto, fabricação, operação e descarte de seus ativos.

Esses esforços mostram apenas o começo de uma transformação de longo prazo no comportamento do mundo corporativo. Espera-se que as empresas adotem uma combinação de atividades de “ganho rápido” com planejamento futuro que resultará em um setor de TI significativamente mais verde.

Vantagens

As atividades de TI verde têm como foco:

A redução do consumo de energia;

O descarte responsável e ecologicamente correto de equipamentos;

A utilização de fontes de energia renováveis.

Como adotar a TI verde na sua empresa?

O movimento verde pode ser considerado em todas as decisões de TI aplicadas hoje no seu negócio. Você pode, por exemplo, trabalhar primeiro com a virtualização de servidores e o descarte eficiente de tecnologia em fim de vida.

1. Virtualização de servidor

Projetos de virtualização são implantados nas empresas para impulsionar a utilização dos servidores, otimizar o uso da infraestrutura atual e reduzir os custos de energia, refrigeração e armazenamento. Eles contam com quatro ações:

Mudança para um modelo de computação em nuvem mais eficiente;

Desmonte de hardwares de TI ociosos (a partir de um plano para desativar ativos mais antigos);

Troca de servidores e equipamentos por outras ferramentas que reduzam o uso de eletricidade;

Contratação de uma equipe de TI que otimize o desempenho dos aplicativos e reduza as ineficiências da infraestrutura.

2. Incentivo ao trabalho remoto

Uma das formas mais simples de conquistar uma TI verde é ter menos escritórios. Ao incentivar o trabalho remoto, você pode reduzir a quantidade de espaço físicos que precisam ser aquecidos e resfriados, o número de computadores e o deslocamento de funcionários. O home office e o aumento do acesso remoto aos sistemas reduzem os custos para empregadores e colaboradores.

3. Adoção do SaaS

O Software as a Service (SaaS) transformou a maneira como trabalhamos, compartilhamos dados e nos comunicamos. Isso significa que precisamos de menos programas instalados em nossos computadores para acessar dados e serviços a partir de múltiplos dispositivos em qualquer lugar do planeta.

Algumas vantagens do SaaS:

Multiplataforma: as soluções SaaS podem ser acessadas por meio de um navegador da web em quase todos os dispositivos (compatibilidade entre plataformas). Isso permite que os usuários acessem informações de qualquer lugar, mesmo usando seus dispositivos móveis (aumento da produtividade e eficiência);

Acessibilidade: para obter acesso ao SaaS é necessário apenas um navegador e conexão à internet;

Integração de aplicativos: os aplicativos SaaS podem ser integrados a outras plataformas e sistemas usando APIs.

Para impulsionar as metas de sustentabilidade e conduzi-las a partir de uma perspectiva de negócios, as organizações precisam adotar uma abordagem em fases. De início, coloque a segurança ambiental no centro do modelo do seu negócio e apoie-se em recursos de TI verdes que acelerem os esforços de alto impacto.

Soluções de TI verde, como os produtos com eficiência energética e virtualização, ajudam as empresas a se destacarem no mercado e entre os consumidores responsáveis e ecologicamente corretos.