Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
40 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Conexao (4)

SXSW 2022: confira um resumo do que aconteceu

10/05/2022 9 min de leitura

Para quem quer aproximar o seu negócio dos seus consumidores, é fundamental investir constantemente em possíveis melhorias na experiência proporcionada ao seu público. E isso significa ouvir os principais nomes e especialistas das mais diferentes áreas para entender como aprimorar seus serviços e a SXSW 2022 é um evento que deve ser acompanhado.

Afinal, quem não procura por melhorias constantes, tem grandes chances de ficar para trás dentro de um mercado tão competitivo. Mas como saber o que deve ser analisado? Como saber quais são as melhores estratégias são mais adequadas para atender ao comportamento do consumidor, por exemplo? Buscar alternativas e novas soluções é, portanto, essencial.

E nada melhor do que um único evento que reúne as principais tendências do mercado, não é mesmo? Mas o que é o SXSW? Por que ele é tão relevante? E, mais importante, quais foram os principais pontos discutidos nessa última edição? Continue a leitura deste artigo para conferir um resumo do SXSW 2022!

O que é o SXSW?

O SXSW (sigla para South by Southwest) é um evento anual que reúne diversos palestrantes e especialistas para abordar os mais diferentes assuntos, como cinema, mídia, música, tecnologia e inovação. A primeira edição aconteceu em 1987 e, desde então, a conferência tem se tornado cada vez maior e importante, sendo uma referência para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo.

Quais foram os principais pontos discutidos no evento?

Mas, afinal, quais foram os pontos mais importantes discutidos ao longo do SXSW 2022? Confira os detalhes!

Invista na presença em mídia

Mais do que nunca, uma marca precisa ser vista para apresentar resultados duradouros. E a presença em mídia é o caminho mais adequado para que isso aconteça. O grande desafio, porém, é como isso deve ser feito por parte da sua empresa. Afinal, a mídia está em todo lugar atualmente: nas ruas e também nos smartphones, o que exige mais cuidados para acertar no canal de comunicação.

Sem isso, sua marca pode ter os melhores produtos, serviços ou ideias, mas de nada vai adiantar. É preciso ter maior precisão para que a sua mensagem chegue ao seu público-alvo da forma certa. Entender se a presença é essencial nas redes sociais é fácil, mas em quais dessas plataformas? A mídia tradicional ainda é importante, mas como potencializar a comunicação ali com formatos inovadores, por exemplo?

Foco no Brand experience

Além de entender como se comunicar, uma empresa precisa identificar mais detalhes sobre o comportamento e o perfil do seu público. Com quem a sua marca está falando? Quais são as suas dores? Quais são as suas preferências na hora do contato? Todas essas informações são essenciais para que o seu negócio não faça vendas isoladas apenas, mas se consolide como uma referência.

Afinal, dentro de um mercado tão competitivo, é preciso fidelizar os seus clientes. Fazer com que eles retornem mais e mais vezes para consumirem os seus produtos e soluções. Mas para que isso aconteça, é necessário ter investimentos focados na construção de uma experiência completa como um todo. Ou seja, pensar em todos os detalhes para que a experiência com a marca seja sempre positiva.

Estimule a inovação

Outro aspecto importante que foi reforçado ao longo do SXSW 2022 foi a necessidade das empresas de terem uma cultura da inovação implementada. Fazer com que não apenas um profissional ou setor se dedique na busca por novas soluções, por exemplo, mas que toda a organização esteja procurando por alternativas e oportunidades que possam contribuir para o crescimento da empresa.

Desde ferramentas que possam otimizar o dia a dia de trabalho até mesmo criar projetos em busca de mais soluções, por exemplo, para o uso da tecnologia 5G na experiência dos consumidores. Com tantas coisas surgindo, é preciso se adaptar constantemente e isso passa diretamente pela construção de um local de trabalho em que todos queiram inovar e se aprimorar a partir da tecnologia.

O impacto na sociedade

As empresas também precisam ter um cuidado em relação ao impacto que causam na sociedade ao seu redor, um tema que se inicia com conceitos como ESG, mas vai muito além disso. É essencial que cada companhia entenda o seu papel na construção não apenas de uma sociedade mais justa, mas também na contribuição para o desenvolvimento de todos ao seu redor e impactados com as suas atividades.

Não se esqueça dos dados

Além disso, todo o trabalho realizado na sua empresa, independentemente da área, precisa ser metrificado e analisado de perto. Isso significa que a metrificação das ações e estratégias se torna essencial para medir a eficiência de tudo o que está sendo feito, dos desafios e até mesmo das possíveis oportunidades que podem surgir ao longo do tempo.

Sem um olhar atento aos dados que surgem a cada instante, pode ser que o seu negócio fique para trás e, em um cenário de ampla concorrência, isso pode significar perdas maiores para a empresa como um todo.

Como utilizar os insights do SXSW em seu dia a dia?

Antes de mais nada, é preciso entender que cada gestor ou empresa tem as suas particularidades. A partir disso, é necessário definir quais são as suas principais dificuldades. O que falta ao seu negócio para ter um desempenho melhor, por exemplo? Afinal, alguns dos pontos abordados ao longo do SXSW 2022 não são, necessariamente, úteis para o seu negócio.

Depois de aplicar esse primeiro filtro, fica muito mais fácil identificar quais dos insights acima podem ser mais interessantes para a sua empresa. Em seguida, é hora de entender como essas soluções podem ser aplicadas ao dia a dia da companhia, monitorando de perto para avaliar regularmente se eles estão ou não gerando os resultados esperados.

Agora que você já conferiu um resumo de tudo o que aconteceu no SXSW 2022, o que acha de ajudar mais pessoas da sua equipe ou colegas de trabalho a identificarem oportunidades dentro desses insights? É só compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e reforçar a importância de sempre buscar novas ideias!

O que acha de conferir um pouco mais sobre os temas mais abordados ao longo do evento?

Invista na presença em mídia

A forma de se comunicar com os consumidores de uma marca mudou, não é mesmo? E por isso, também é preciso se adaptar aos diferentes formatos de mídia que são utilizados, garantindo que a comunicação continue eficiente entre as partes.

Foco no Brand experience

Relacionado ao tópico anterior, o SXSW 2022 ressaltou ainda mais o papel de se pensar na experiência do usuário como um todo. Afinal, os consumidores estão mais exigentes e não querem apenas comprar um produto, mas viver uma experiência.

Estimule a inovação

As empresas também precisam investir e estimular cada vez mais a inovação dentro das suas estruturas de trabalho. Sempre buscar por novas alternativas que possam transformar não só o seu trabalho específico, mas o negócio como um todo.

O impacto na sociedade

Temas como ESG também ganharam espaço na SXSW 2022, reforçando ainda mais a importância de se pensar em maneiras de reduzir o impacto da sua organização no ambiente ao redor e, é claro, construir uma relação saudável entre as partes.

Não se esqueça dos dados

As decisões de qualquer empresa ou setor dentro de uma organização precisam ser pensadas de forma estratégica e isso passa diretamente por ter um cuidado maior com os dados e as informações disponíveis, tomando decisões embasadas.

Comentários (0)

Carregar mais comentários