Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Mídia

Qual é o futuro dos caixas eletrônicos?

13/01/2022 8 min de leitura

Os caixas eletrônicos são equipamentos que nos possibilitam fazer operações diversas com dinheiro, mesmo que as agências estejam fechadas — a qualquer hora e todos os dias da semana. São os meios mais fáceis e rápidos para fazer saques, oferecendo praticidade e agilidade, evitando filas e atrasos. 

Essa modalidade não é algo novo: há mais de 50 anos, os caixas eletrônicos estão disponíveis para saques no mundo todo. Agora, com a modernidade, o futuro dos caixas eletrônicos é motivo de diversas discussões e opiniões.  

Que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Continue aqui no post para ficar por dentro da história desses equipamentos e o processo de evolução dos caixas eletrônicos! 

 Entenda a história dos caixas eletrônicos 

Em meados de 1967, no norte de Londres, o escocês Shepherd-Barron inventou o primeiro caixa eletrônico. Teve a ideia quando precisou de uma certa quantia, porém, chegou tarde ao banco que já havia fechado. 

Sendo assim, necessitou trocar o cheque com um mecânico e decidiu que modificaria o jeito de conseguir o acesso ao dinheiro — dando largada aos inúmeros equipamentos que seriam criados por todos os países. 

Sem dúvidas, uma grande revolução, visto que, naquela época, as pessoas precisavam ir a balcões dos bancos. Muitas vezes, enfrentando grandes filas, o que as prendia por muito tempo. Hoje, calcula-se que existam pelo menos três milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo

Você deve estar se perguntando sobre o que aconteceu com o primeiro caixa, certo? Pois bem, ele continua em funcionamento no local em que foi instalado, na parede externa de uma agência do Barclays em Londres. 

Visando o futuro dos caixas eletrônicos, o aparelho já foi modernizado no seu quinquagésimo aniversário, quando foi coberto com a cor dourada. Além disso, uma placa comemorativa e um tapete vermelho foram colocados em comemoração aos anos de existência. 

Veja como aconteceu a evolução dos caixas eletrônicos 

Os processos de transformação digital dos caixas eletrônicos seguem em crescente evolução. Por exemplo, no começo, eles eram usados só para saques e visualização de extratos, mas o conceito mudou bastante com o passar dos anos. Atualmente, são inúmeras funções a mais para facilitar a vida dos usuários. 

Entre elas, temos os pagamentos de contas. Se, antes, você precisava ir a uma agência para pagar boletos e afins, hoje em dia, para executar essa simples ação, basta contar com um caixa eletrônico. Coloque o número do código de barra ou utilize o leitor que escaneará o código e dará sequência ao procedimento. 

Outra função importante é a transferência bancária, seja ela TED ou DOC. A única limitação desse recurso é o número de operações, dependendo apenas do seu tipo de conta e dos horários de bancos. Com o PIX, no entanto, o problema foi resolvido. 

E além do controle das finanças, as vantagens em usar caixas eletrônicos alcançam outras áreas da vida. É possível, inclusive, comprar tickets de estacionamento, recarregar celulares pré-pagos, adquirir ingressos para shows e ter acesso a diversos serviços. 

Algumas instituições financeiras também fazem promoções para seus clientes e disponibilizam a opção de participação nas máquinas, inovando nas formas de atendimento e aproximação com o consumidor. O avanço da tecnologia é algo que caminha a passos rápidos, portanto, toda instituição precisa se reinventar para atingir todos os públicos. 

Conheça as novidades para o futuro dos caixas eletrônicos 

Diante das grandes elevações nas empresas de atendimento financeiro, não é difícil que nos deparemos diariamente com novidades que trazem mais segurança na relação entre cliente e banco. Veja abaixo algumas das mais notáveis. 

Biometria, impressão digital e identificação facial 

Não tardou para ser incluída a biometria em novos caixas, com a utilização da singularidade das impressões digitais de cada pessoa. 

A impressão digital rapidamente se tornou a principal forma de validação da identidade. Uma nova ideia implementada já de olho em como será o futuro dos caixas eletrônicos. Mas o próximo passo, considerando-se o reconhecimento direto de características do usuário, poderá ser a implementação massiva da identificação facial. 

Depósito imediato 

Algo que ainda não está disponível em todos os equipamentos é o depósito imediato. Consiste em depositar o dinheiro direto no caixa eletrônico, permitindo que ele seja creditado na conta de destino no mesmo momento, facilitando bastante o processo. 

Saques   

Como dissemos, quase tudo pode ser solucionado pela tela de um celular, sem que seja preciso sair de casa, com a exceção de sacar dinheiro. 

Então, imagine você, a partir de um simples toque na tela, conseguir realizar o saque sem ter que apertar nem um botão sequer? Isso já é possível! Basta que o cliente solicite o saque diretamente no app do banco em seu dispositivo e depois vá até um ATM (Automatic Teller Machine, o nosso caixa eletrônico). 

A TecBan e o Banco24horas no Brasil trouxeram diferenciais dos bancos para as máquinas, participando ativamente da construção do futuro dos caixas eletrônicos. A tendência que ajudou no crescimento desse mercado foi o emergente uso de meios que facilitem a experiência ao usar o serviço. 

Nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, gerenciados pela TecBan, há diversas mais operações além da função de cash out, popularmente conhecida como “dispenser de dinheiro”. Há transações com código QR, por exemplo, que podem ser feitas com ou sem cartão. 

Além disso, no Brasil, existem cerca de 2500 caixas eltrônicos equipados com a função +varejo Banco24horas. Visto que são equipamentos para “reciclagem” de dinheiro, dessa maneira, o caixa eletrônico reutiliza as cédulas dos depósitos para as operações de saques. 

Os bancos no Brasil reúnem mais de 90 serviços disponíveis para seus usuários no Banco24Horas, e assim as grandes instituições financeiras já contam com um importante ponto para relacionamento entre banco e cliente. Isso porque o dispositivo oferece segurança e conectividade, e integra o físico ao digital, levando serviços essenciais a todos os brasileiros. 

Gostou de aprender mais sobre a história dos caixas eletrônicos e de entender como será o futuro deles? Então, que tal ouvir um Podcast especial sobre o assunto? Venha conferir!