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5 fatores para considerar mídia digital OOH no seu plano de mídia

01/12/2021 8 min de leitura

As campanhas publicitárias atuais acompanham o avanço tecnológico e se baseiam nas novas tendências. Por isso, o plano de mídia é tão relevante para o sucesso das campanhas de marketing.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o planejamento de mídia e qual é o papel da mídia digital OOH nesse contexto.

O que é um plano de mídia?

O plano de mídia é uma ferramenta valiosa para que uma campanha de marketing seja bem-sucedida. É esse documento que define as melhores estratégias de comunicação e os canais adequados para a divulgação das mensagens em mídia paga. Para fazer isso, é preciso considerar um conjunto de fatores que impactam diretamente a decisão de compra e o comportamento do consumidor.

É preciso desenvolver uma visão estratégica que selecione as plataformas principais e secundárias da comunicação dos produtos/serviços para os clientes.

Como um plano de mídia pode ser aplicado?

Uma campanha de marketing bem-sucedida é aquela que cumpre sua finalidade, ou seja, consegue alcançar objetivos como aumentar a receita e fazer com que o consumidor visite o ponto de vendas. O planejamento de mídia pode ser um grande diferencial nos resultados e deve estar diretamente ligado aos objetivos de negócio da sua empresa.

Na elaboração de um plano de mídia é preciso considerar:

A construção de um briefing: durante os encontros da pré-campanha, é muito importante estruturar um briefing completo (o documento deve conter análise de mercado, informações sobre a empresa, objetivos da campanha, dados dos concorrentes, guias de comunicação);

A seleção dos veículos: é essencial analisar a compatibilidade entre a verba disponível, os objetivos e o período de duração da campanha com os veículos offline e online;

A elaboração de um calendário: é preciso existir uma representação visual que sinalize todos os veículos adotados e também datas, períodos, conteúdos, metas e horários ;

O monitoramento dos resultados: é necessário acompanhar se os resultados estão saindo como o planejado.

5 fatores a considerar na definição do seu plano de mídia

Que fatores devemos considerar para definir e aplicar o plano de mídia? Vamos conferir 5 deles:

Comportamento do consumidor: é fundamental conhecer o público-alvo, compreender seu comportamento, suas preferências;

Objetivos do investimento: deve-se definir o que a empresa almeja ao investir recursos na promoção da marca perante o público (entre as possíveis metas, podemos citar a melhoria da imagem da empresa, a captação de novos clientes, a garantia da autoridade no mercado e assim por diante);

Administração das verbas: é preciso saber qual é a quantia disponível para a campanha midiática e trabalhar em sua administração (deve-se definir um objetivo realista e assegurar que as verbas sejam suficientes para atingir as metas no prazo estimado conforme o cronograma);

Omnichannel: trata-se de integrar de tal forma os canais de divulgação que o público não veja diferenças entre o online e offline, entre a loja física e a loja virtual; esses canais envolvem mídias digitais (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, blogs e ferramentas como Facebook Ads, LinkedIn Ads, Google Ads, anúncios nativos), mídia impressa (jornais, revistas, panfletos, banners), televisão, rádio, telefone;

Mídia digital OOH: OOH é a sigla para Out of Home (Fora de Casa ou Fora do Lar). As mídias OOH são representadas por um conjunto de mensagens e ações de marketing que conseguem alcançar os consumidores enquanto eles estão fora de suas casas. Não se trata de uma mídia nova, já existe há muitos anos — pilares informativos, cartazes, outdoors. Uma novidade nessa área é a mídia digital OOH ou mídia DOOH (Digital Out Of Home). Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.

Por que considerar a mídia digital OOH no plano de mídia?

A mídia digital out of home ou, simplesmente, mídia DOOH é uma variante da OOH que utiliza monitores digitais para expor anúncios. De acordo com pesquisa do Global Digital Out of Home Marketesse mercado vai ultrapassar os cinco bilhões de dólares até 2022. Para 2030, segundo a mesma fonte, a mídia DOOH atingirá 21 bilhões de dólares.

Esses espaços de publicidade não se limitam às empresas de bens de consumo. Grandes players da internet já reconhecem a relevância de conquistar um espaço nas ruas — os resultados são mais impactantes quando os dois mundos atuam em conjunto.

5 fatores para considerar mídia digital OOH no plano

Alguns motivos para investir em um plano de mídia digital OOH:

Chances de ótimos resultados a partir de investimentos interessantes na relação custo e benefício;

Exibição de conteúdo nas telas em alta qualidade e alto poder de impacto;

Direcionamento para nichos específicos;

Poder de atração muito alto;

Variada gama de formatos, não atrelados aos padrões estáticos de anúncio.

Vantagens de investir em DOOH

Para compreender o quanto a mídia DOOH é valiosa, vamos analisar algumas de suas vantagens:

Interações atrativas para o consumidor, que tem a possibilidade de tocar no monitor e passar feedbacks (a depender do tipo de campanha);

Sincronia entre internet, redes sociais e celulares;

Flexibilidade e ações instantâneas, com reajuste das metodologias baseando-se no desenvolvimento da estratégia.

Desenvolvendo um plano de mídia com DOOH

O passo inicial para desenvolver um plano de mídia digital OOH é definir pontos estratégicos para fazer anúncios. A partir daí, você deverá focar em duas coisas:

Produção de conteúdo;

A escolha de um parceiro qualificado e habilitado para a operação;

Os tipos de rede para DOOH

Os tipos de rede para digital out home podem ser:

Ponto de espera: ônibus, elevadores, metrôs, academias;

Ponto de trânsito: pontos de ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, portos;

Ponto de vendas: comércio em geral, como supermercados, restaurantes.

O planejamento de mídia é fundamental para que as estratégias de marketing e os conteúdos sejam colocados da forma mais acertada possível. O plano de mídia digital OOH representa uma inovação, ou seja, é um diferencial para a empresa, já que ainda não se popularizou completamente, nem foi explorado em todo o seu potencial.

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