Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Tecnologia 5G

O que é tecnologia 5G: tire todas as dúvidas sobre o assunto

19/11/2021 8 min de leitura

A internet revolucionou a forma como as pessoas interagem com o mundo. Nesse contexto, os processos se tornam mais tecnológicos e demandam a implantação de tecnologias mais avançadas, como o 5G. Com a implementação de tal inovação, a transmissão de dados poderá acontecer cada vez mais rápido e com melhor qualidade.

Portanto, seja qual for o seu segmento de mercado, é muito importante ficar por dentro de todas as inovações tecnológicas. E para ajudar você a entender o que é tecnologia 5G e suas principais aplicações, criamos este conteúdo completo sobre o assunto.

Afinal, o que é tecnologia 5G?

Basicamente, 5G é a quinta geração de redes de comunicação móvel. O 1G garantiu a realização de ligações telefônicas, o 2G permitiu o envio de mensagens de texto e o 3G/4G possibilitou o acesso diário à internet, de modo que o usuário pudesse assistir vídeos, ter acesso a jogos e serviços de streaming.

O 5G promete recursos de computação em nuvem, Internet das Coisas, uso de robôs em cirurgias e também em veículos, entre outros.

Isso é possível, pois o 5G opera em uma frequência muito alta, entre 24 e 100 GHz, de modo que os dados conseguem ser compartilhados com muito mais qualidade e rapidez. Ele permite ainda o uso de tecnologias avançadas que transmitem sinais diretamente aos usuários finais, dividindo os recursos de maneira mais inteligente.

Como a tecnologia 5G se diferencia de outros tipos de tecnologia?

O 5G oferece vantagens expressivas para os usuários, principalmente no caso de empresas. Por exemplo, a rede 5G consegue propiciar um aumento de 20x de velocidade em relação ao 4G. Tudo isso com uma internet estável, possibilitando uma conexão confiável.

Taxa de transmissão Com velocidade de download e upload mais alta, além da taxa de transmissão elevada, é possível enviar e receber um conteúdo mais pesado. Por exemplo, um filme de mais de 1h30 em 4K de uma plataforma de streaming. Tudo isso em poucos segundos!

Confiabilidade Outro diferencial está na confiabilidade da rede 5G. Isso permite que seu uso seja recomendado para serviços essenciais, como no caso de cirurgias realizadas remotamente com a ajuda de robôs. Situações que não permitem falhas. Redução no tempo de latência

Com o 5G há uma redução expressiva do tempo entre o envio do comando e o retorno do resultado.

Aumento da capacidade de rede Haverá um aumento substancial do volume de dados que poderão trafegar simultaneamente.

Para que a tecnologia 5G serve?

Como é possível perceber, a tecnologia 5G possibilitará conexões mais estáveis, tempo de resposta menor e maior velocidade na transmissão dos dados. Com isso, poderá ser utilizada de diversas maneiras, principalmente nas empresas:

  • baixar arquivos pesados em poucos segundos;

  • uso de máquinas mais tecnológicas e eficientes;

  • comandos responsivos;

  • uso interligado de aparelhos com dispositivos de inteligência artificial;

  • possibilidade de realização de mais atividades em menos tempo, o que reduz o consumo de energia.

Dessa forma, a implementação do 5G certamente vai gerar mudanças significativas, expandindo as possibilidades de negócios e otimizando processos, como a melhora na comunicação interna e externa, o maior uso de recursos de nuvem e a viabilidade do trabalho remoto com ainda mais eficiência.

Com isso, o 5G promete revolucionar o dia a dia das empresas, aumentando a eficiência dos colaboradores e reduzindo o tempo de execução das tarefas.

Quais são as possibilidades da tecnologia 5G?

Após entender o que é tecnologia 5G, é impossível mensurar todas as possibilidades que sua implementação poderá abrir, especialmente no mundo empresarial. Contudo, algumas delas são mais notáveis.

Cidades inteligentes Uso do 5G de forma estratégica para aprimorar a infraestrutura, melhorar a mobilidade urbana e outros recursos, a fim de tornar a vida dos moradores mais simples.

Aprimoramento de processos de logística O setor de logística certamente se beneficiará muito de uma rede mais confiável, segura e estável. Isso vai melhorar o planejamento de seus processos, assim como permitir o rastreio das entregas em tempo real.

Setor de telefonia A pandemia causada pela COVID-19 acelerou a demanda por novas tecnologias, especialmente nos setores ligados à comunicação.

As reuniões virtuais e por videoconferência se mostraram extremamente eficientes, economizando tempo e recursos financeiros, de modo que essa prática tende a se consolidar. Por isso, a implementação do 5G vai garantir conexões mais seguras e sem interrupções.

Setor agrícola É esperado que o agronegócio se beneficie bastante com uma melhora na estabilidade das conexões e aumento na produtividade.

Área da saúde Atendimentos a distância, monitoramento de pacientes ainda que o médico assistente esteja em outro município e até mesmo a realização de cirurgias remotas são grandes inovações possibilitadas pela tecnologia 5G.

Como as empresas devem se preparar para a tecnologia 5G?

Embora a tecnologia 5G prometa inúmeros benefícios tanto para os usuários comuns quanto para as empresas, a novidade só deve chegar ao Brasil em 2022. Segundo especialistas no assunto, apesar dos inúmeros testes realizados, principalmente pelas operadoras Vivo, Tim e Claro, a interferência na frequência 3,5 GHz tem sido um dos maiores entraves.

Dessa forma, algumas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, já estão recebendo o sinal, ainda que muitos dos dispositivos não estejam preparados para tal. Assim, para preparar sua empresa e evitar problemas na hora da implantação, é importante orientar os colaboradores e mapear seus processos.

Para começar, estabeleça metas de desenvolvimento pautadas em cases de sucesso envolvendo dispositivos que ainda não se aplicam. Em seguida, realize uma auditoria de rede para entender suas fragilidades e por fim, convoque reuniões com empresas provedoras para entender que serviços serão necessários quando a rede estiver de fato disponível.

Agora que você já entendeu o que é tecnologia 5G e quais seus benefícios para o setor empresarial, está na hora de se aprofundar no assunto e começar a preparar a sua empresa para essa inovação. Serviços de consultoria podem ser muito úteis para ajudar a fazer um diagnóstico preciso do seu negócio e direcionar suas ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, escute o nosso podcast e tenha acesso a um conteúdo completo e exclusivo!