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Marketing multicanal: o que é e por que implementá-lo

19/01/2022 17 min de leitura

Hoje em dia, as empresas podem contar com diferentes canais de atendimento, principalmente no ambiente digital.

Depois que a internet se popularizou, o universo dos negócios mudou radicalmente. É uma revolução que tende a se expandir mais ainda.

Neste artigo, vamos analisar a importância do marketing multicanal principalmente para o varejo. Confira tudo isso a seguir!

O que é marketing multicanal?

O marketing multicanal é uma estratégia que faz uso de plataformas diversas na divulgação de uma campanha ou mesmo de uma mensagem.

Desse modo, é possível atingir um número maior de consumidores em ocasiões diferentes do dia a dia. As estratégias são divulgadas em plataformas variadas ao mesmo tempo: televisão, redes sociais, rádio e outras.

A finalidade é obter um maior reconhecimento da marca por meio de diferentes possibilidades para alcançar um resultado melhor nas vendas.

Essa inovação se tornou possível devido à evolução da tecnologia. Ela permitiu a ampliação dos canais e dos formatos de comunicação. Mas é preciso ficar alerta, pois cada conteúdo deve se ajustar a cada plataforma.

Em geral, o marketing multicanal usa, de modo combinado, as plataformas online e offline. Entre as plataformas mais usadas, podemos citar a televisão, o rádio, as redes sociais, os e-mails, os sites, os jornais, as revistas, a publicidade em lojas e outras.

Qual é a sua importância?

Nos dias atuais, é quase inaceitável que as empresas não se comuniquem com os consumidores por canais diversos. Isso porque o consumidor moderno já é multicanal.

Provavelmente, boa parte dos clientes de sua empresa tem celular — talvez, todos tenham celular! É assim porque a população consumidora atual requer soluções práticas e rápidas. Por meio de aplicativos e sites, é possível realizar compras e pagamentos.

Os consumidores usam os meios digitais para pesquisar, comparar preços, comprar produtos, contratar serviços e outras coisas. Eles buscam informações mais minuciosas sobre determinado item acessando sites, redes sociais, aplicativos e outros canais.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo muito usado pela população e pode ser bem aproveitado pelo varejo.

Embora o multicanal envolva também as mídias convencionais, como telefone, jornal, televisão e rádio, é certo que as mídias digitais são mais econômicas e podem ser mais eficazes. Mas é importante ressaltar que a multicanalidade deve envolver os canais tradicionais e os canais digitais.

Marketing multicanal é marketing omnichannel?

Alguns consideram que o marketing multicanal e o marketing omnichannel são uma coisa só. Na verdade, são conceitos que se complementam, mas existem pontos que os diferenciam entre si.

O marketing multicanal é um alinhamento de campanhas e ações focado na posição que a empresa ocupa no mercado, na atração e na conversão de leads. É importante que exista integração entre as áreas de vendas e de marketing.

O marketing omnichannel é mais abrangente e envolve uma integração detalhada de todas os setores do negócio com a finalidade de ressaltar a experiência do consumidor.

Para obter esses resultados, os setores de atendimento precisam estar prontos para atuar em diferentes canais, gerando inputs para os profisisonais de marketing. Eles ajudam a desenhar abordagens comerciais inovadoras.

Outros pontos que devem ser analisados na estratégia omnichannel envolvem os aspectos logísticos:

  • respeito aos prazos de entrega;

  • análise do frete no caso de lojas virtuais;

  • gestão eficiente da cadeia de suprimentos.

No nosso texto, estamos considerando que o marketing multicanal faz parte de uma etapa fundamental de uma perspectiva omnichannel, que já está sendo aplicada por diversas empresas no mercado nacional e internacional.

O que diferencia o marketing omnichannel do tradicional?

O marketing tradicional faz uso dos meios convencionais de comunicação para divulgação de mensagens e a promoção de produtos e serviços:

  • televisão;

  • rádio;

  • outdoors;

  • mídia impressa (jornais, revistas, panfletos, convites).

O out of home (OOH) analógico é uma parte do marketing tradicional e consiste na publicidade que alcança o público fora de casa, como a divulgação de publicidade em pontos de ônibus, nas ruas e assim por diante.

Já o omnichannel só foi possível devido ao marketing digital. Como mostramos, ele unifica e integra tanto os meios digitais quanto os métodos convencionais de forma abrangente e eficaz. 

Por exemplo, um banner e um jornal podem apresentar o WhatsApp de contato, o telefone, o e-mail, as redes sociais da loja. No WhatsApp, a empresa pode divulgar a imagem de outdoor. Ela também pode enviar, por e-mail, a versão digital do jornal impresso.

Investir somente no marketing convencional, além de sair muito mais caro, pode não ser suficiente para alcançar o público-alvo da marca. Por isso, o omnichannel e o multicanal são diferenciais para o marketing moderno.

Quais são as vantagens do marketing multicanal?

Sempre é importante considerar o que as estratégias oferecem de bom para o negócio. Vejamos, portanto, os benefícios do marketing multicanal.

Credibilidade

O marketing multicanal pode ser um valioso aliado para construir a credibilidade de uma marca. Marcar presença em diferentes plataformas reforça a mensagem e ajuda o cliente a confiar mais na loja e a melhorar o relacionamento com o negócio.

A maior parte dos clientes prefere as mensagens que são transmitidas por estratégias multicanal porque eles se sentem mais bem-informados tanto antes quanto depois de fazer um negócio em seus canais preferidos (Facebook, Instagram, e-mail).

Quanto mais informação for oferecida, quanto mais diálogo existir, mais o cliente estará pronto para realizar a compra de uma nova mercadoria ou comprar de novo o mesmo produto.

Uma dica é notificar por SMS o rastreio de uma mercadoria recentemente adquirida e ainda mandar um e-mail marketing com outras opções para cross sell.

Presença de marca

Quando a empresa deixa sua marca visível em diferentes locais melhora o posicionamento e mantém o negócio gravado na mente do cliente por um tempo maior. Também contribui para que os consumidores entrem em contato mais rápido com a empresa.

A ideia do marketing multicanal ultrapassa o fato de se fazer presente em canais variados — é preciso que os canais trabalhem simultaneamente.

Como exemplo, podemos citar um blog, que investe em conteúdo, e pede aos clientes que se registrem na newsletter. A estratégia também pode envolver comunicação por redes sociais e SMS.

Maior conhecimento sobre os clientes

Os diferentes canais são fontes para que a empresa colete dados sobre os clientes. Quanto mais informações forem coletadas, maiores serão as possibilidades de sucesso nas campanhas seguintes.

É possível identificar os momentos em que seu público está habituado a acessar determinados canais e quais são os canais prediletos. O envolvimento dos clientes com cada mensagem possibilita o desenvolvimento de campanhas mais eficazes.

Facilidade para receber feedbacks

A opinião dos usuários é relevante para assegurar a melhor qualidade de serviços e produtos. Por isso, é preciso que a maior quantidade de consumidores responda aos questionários e às enquetes.

Mais oportunidades de negócio

A estratégia de multicanal pode influir, de forma direta, nas oportunidades de negócio da empresa. A explicação é muito simples: quando uma campanha é explorada ao máximo, a imagem da marca é reforçada e contribui para aumentar a credibilidade e a confiança do cliente, fazendo com que as chances de fidelização sejam muito maiores.

A multicanalidade gera um impacto positivo nas conversões. O consumidor atual não segue a mesma jornada de compra de antes. Conforme uma pesquisa sobre micromomentos, muitos consumidores compram pela internet na cozinha (33%) e no carro (28%).

São dados que mostram que é praticamente impossível prever com exatidão quando e onde uma pessoa vai comprar. Com as facilidades digitais, qualquer local e momento podem ser oportunos.

Assim, além de oferecer descontos por e-mail marketing, uma empresa deve aproveitar outros canais para fazer ofertas, estimulando, dessa forma, compras por impulso ou não programadas.

Maiores chances de fidelização

O marketing multicanal oferece uma base sólida para nutrir leads no processo de pós-venda. Isso significa que fica mais fácil fazer com que os clientes voltem para efetuar novas compras, contratem novamente o serviço ou adquiram informações sobre outras opções.

Mesmo depois que uma compra é feita, o cliente pode ter algum canal de comunicação aberto: telefone, e-mail, redes sociais e assim por diante.

Usando esses canais, a empresa pode oferecer opções novas de compra, mais ajustadas ao perfil do cliente. Sempre que a experiência de compra satisfaz o público, a empresa sai ganhando.

Qual é a importância de mídias como a DOOH nesse processo?

Falamos brevemente sobre o Out Of Home (Fora de Casa). Mas, com o marketing digital, surgiu o Digital Out Of Home, que nada mais é que o Marketing Digital Fora de Casa.

O marketing DOOH é um valioso aliado nas campanhas multicanal, cuja finalidade é alcançar a massa da população na rotina das ruas: seja indo para o trabalho, para a escola, para o lazer.

Por meio de DOOH é possível coletar dados e analisar os resultados mais facilmente. Fica mais fácil para o gestor compreender se as campanhas estão funcionando de verdade, se os objetivos estão sendo atingidos.

A empresa pode utilizar tecnologia interativa, ou seja, o próprio consumidor pode enviar sua opinião, registrar sua informação por meio da experiência interativa.

As campanhas DOOH geralmente envolvem telões ou monitores instalados em lugares estrategicamente localizados, inclusive no próprio ponto de venda. 

O conteúdo é ajustado conforme o ambiente, as condições e os consumidores que andam pelo lugar, ou seja, não se trata apenas de instalar telões por todo canto em espaços públicos, como pontos de ônibus, elevadores, aeroportos, estações de metrô — tudo deve ser pensado estrategicamente. 

Entre as vantagens do DOOH, podemos citar:

Formatos diversificados

O marketing OOH oferece formatos diferentes, como outdoors, painéis, empenas e panfletos. O DOOH amplia essas possibilidades: além dos telões interativos, é possível usar totens interativos ou criar peças em vídeo. E ainda existe a opção do Mídia Banco24Horas, do qual falaremos mais adiante. 

A empresa pode fornecer experiências interativas com o cliente na tela, em smartphones, por meio de QR Codes e nas redes sociais. Podem ser oferecidos brindes e jogos para todos os participantes.

No PV, por exemplo, é possível instalar telões ou totens interativos — ou ambos. Os totens se diferenciam por serem mais acessíveis individualmente, já que os telões são destinados geralmente ao público em geral. 

O conteúdo das duas tecnologias pode ser parecido: vídeos, fotos, portfólios, catálogos virtuais. Nos totens de PV, a empresa pode investir também em simuladores e games. 

As duas soluções impactam no cliente, influenciando em sua decisão de compra. Por isso mesmo, devem ser bem aproveitadas para despertar no consumidor o interesse pelos produtos/serviços e a decisão de comprar. 

É uma forma de estimular os sentidos da visão, do tato e/ou da audição do consumidor ao mesmo tempo em que estimula suas emoções. 

Atualização remota

Diferente do OOH, o DOOH não fica desatualizado porque a atualização é remota, dá bem menos trabalho.

Nos equipamentos que oferecem conexão com a internet, a atualização pode ser feita da agência de publicidade ou da própria sede da empresa. Só é preciso enviar o conteúdo e fazer o agendamento para a data das alterações.

Grande potencial de atração

Enquanto os outdoors se combinaram com o meio urbano de forma a não atrair mais a atenção do público como deveriam, o DOOH é uma inovação que não se tornou algo tão comum nas cidades.

Um conteúdo em vídeo tem potencial 2,5 vezes maior para chamar mais a atenção do público que um anúncio estático. Os números são expressivos e, o melhor de tudo, são reais.

Outras vantagens

Veja mais algumas vantagens em utilizar o DOOH no marketing multicanal:

  • maior qualidade na apresentação de monitores e telas;

  • alcance da população em geral, mas com alta capacidade para alcançar determinados nichos;

  • mais possibilidades de causar reações da parte dos consumidores.

O que é o Mídia Banco24Horas?

O Mídia Banco24Horas é uma inovação do Banco24Horas, uma ferramenta de DOOH que exibe publicidade em monitores de 27 polegadas full HD colocados diretamente sobre os caixas eletrônicos 24 horas.

As vinhetas apresentadas têm 15 segundos. O conteúdo pode ser segmentado por tipo de comércio, localização, perfil demográfico e permite integração com consumidores de diferentes perfis. 

Enfim, é uma ótima solução DOOH para ser instalada nos pontos de venda como estratégia de marketing multicanal. 

De fácil acesso, o Mídia Banco24Horas permite que o consumidor saiba mais sobre a loja enquanto consulta seu saldo ou faz algum saque no ATM. Dessa maneira, há uma motivação maior para que ele compre algum produto do portfólio apresentado.

Como sintetiza as informações no monitor, o Mídia Banco24Horas informa o consumidor sem que ele precise andar pela loja toda. Quem sabe algo de seu interesse, um item que ele vem procurando há muito tempo, não aparece na tela? Economia de tempo para o consumidor e para a empresa, já que tudo acontece digitalmente. Além disso, as informações são passadas sem a necessidade imediata da atuação de um funcionário. Depois que visualizar o produto, aí assim, o consumidor poderá procurar um vendedor para algum esclarecimento.

Nenhuma ferramenta DOOH oferece soluções mágicas. Em conjunto com outras estratégias, elas ajudam a despertar o interesse do cliente pela empresa, pelos itens ou serviços que ela oferece. Como resultado, as chances de que o consumidor saia da loja levando algum produto, as possibilidades de que ele realize alguma transação aumentam. 

O marketing multicanal é uma estratégia eficaz para melhorar o relacionamento com o cliente e motivar a fidelização. Ajuda também a economizar gastos com publicidade, a impulsionar as vendas, a captar clientes, a melhorar a imagem da marca diante do público e do mercado. Para chegar aos objetivos, no entanto, é fundamental um planejamento cuidadoso.

Já que falamos muito sobre o DOOH como parte das estratégias multicanal, aproveite para saber mais sobre o marketing digital out of home. Veja como a mídia DOOH pode ser valiosa mesmo em tempos de pandemia! Mesmo em tempos difíceis, ela consegue oferecer bons resultados.

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