Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
 Indústria de transformação: qual a sua relação com a sustentabilidade?

Indústria de transformação: qual a sua relação com a sustentabilidade?

27/07/2023 11 min de leitura

Indústria de transformação: qual a sua relação com a sustentabilidade?

Você já ouviu falar no conceito de indústria de transformação? Este é um termo usado para classificar as cadeias de produção, cujo objetivo é transformar um elemento em outro.

Em outras palavras, é fazer com que uma matéria-prima se torne um bem. Alguns exemplos são: a transformação do aço em máquinas e ferramentas, a fabricação de roupas a partir do algodão, a produção de papel utilizando celulose, entre outros.

Neste contexto, é muito importante que uma indústria de transformação seja sustentável. A preocupação com o meio ambiente e a relação com as produções são uma questão em alta nos últimos anos. O objetivo é que haja uma constante busca no equilíbrio entre as questões ambientais e uma produção lucrativa.

Considerando isso, neste artigo, vamos explicar mais sobre essa relação, que chamamos de sustentabilidade industrial, além de sua importância e benefícios. Acompanhe.

O que é a sustentabilidade industrial?

A sustentabilidade industrial é um conjunto de práticas aplicáveis na indústria de transformação, que incentiva o uso de recursos naturais de maneira renovável e o descarte de materiais de maneira inteligente, sem agredir o meio ambiente e comprometer o futuro das próximas gerações.

Nos últimos anos, ter uma indústria de transformação sustentável, que tem as suas atuações pautadas também pela preservação ambiental, tornou-se uma necessidade, se considerar os impactos negativos causados pelo segmento.

Quais são os principais tipos de sustentabilidade?

Neste contexto, existem 3 principais tipos de sustentabilidade que a indústria de transformação deve se preocupar. Veja:

  • Econômica: refere-se à capacidade de produção das empresas e a distribuição de seus lucros gerados.

  • Ambiental: está diretamente ligada à conservação e preservação do meio ambiente e da natureza.

  • Social: as atuações das indústrias devem prezar o desenvolvimento da sociedade de maneira positiva e o bem-estar da população. Para isso, deve-se desenvolver uma agenda social no local onde está inserido.

Qual a importância de uma indústria de transformação ser sustentável?

Ser sustentável já não é mais uma opção para uma indústria de transformação. É uma necessidade. Isso porque temos um cenário urgente e coletivo no crescimento da escassez de recursos naturais não-renováveis, que compromete as futuras gerações. As mudanças climáticas são um sinal dessa urgência.

Além disso, com essa menor disponibilidade de recursos, os custos de produção tendem a aumentar cada vez mais, prejudicando a saúde financeira da empresa e comprometendo também o mercado de competitividade.

Além disso, por estarmos na era do consumo sustentável, o comportamento dos consumidores e clientes também molda em prol desse objetivo. Com isso, as pessoas estão avaliando cada vez mais os impactos que os produtos e serviços oferecidos causam para a natureza.

Em resumo, uma indústria de transformação sustentável possui maiores chances de atender as expectativas e exigências do consumidor. Separamos abaixo os principais benefícios:

  • Proteção do meio ambiente e consciência ambiental para todos os stakeholders da indústria;

  • Aproveitamento de incentivos e benefícios governamentais;

  • Maiores chances de impactar positivamente a experiência do usuário;

  • Melhoria da imagem e autoridade da indústria no mercado;

  • Economia de recursos e redução de custos de produção;

  • Entre outros.

Como aplicar a sustentabilidade na indústria de transformação?

Até aqui, você já entendeu o que é e a importância da sustentabilidade industrial, não é mesmo? Mas quando o assunto é planejamento de ações e estratégias para tal, quais são as principais práticas aplicadas pelas indústrias na atualidade?

Abaixo, separamos algumas dicas importantes. Confira:

A reciclagem de resíduos sólidos é essencial

Os processos industriais geram toneladas de resíduos sólidos constantemente. Você sabia que a maior parte deles pode ser reciclado?

Para tornar sua indústria sustentável nesse ponto, é preciso que a reciclagem torne-se parte da cultura e o negócio tenha uma postura ativa, promovendo a ação em prol do meio ambiente. Neste sentido, pontos de descarte e coleta também devem estar disponíveis facilmente às pessoas.

Com essa prática, o gestor pode reduzir o consumo de matérias-primas, impactando positivamente os custos, além da emissão de gases poluentes do ar e da água.

Incentive a economia dos recursos naturais

A água, a floresta e as fontes de energia primárias não renováveis são alguns tipos de recursos naturais que possuem relação direta com as atividades de uma indústria de transformação.

Incentivar a sua economia é um ponto imprescindível para contribuir com a sustentabilidade e, para isso, é preciso conscientizar os colaboradores sobre o uso responsável dos recursos naturais, como água, papel e energia elétrica.

Atos simples, como desligar as luzes e equipamentos no final do expediente ou utilizar banco de dados virtuais ao invés de imprimir papéis e armazená-los em arquivos físicos são exemplos de ações que podem ser aplicadas no dia a dia.

Faça o descarte correto de resíduos químicos

Danos à natureza, como a contaminação dos mananciais, o desequilíbrio do ecossistema aquático, poluição da atmosfera são alguns exemplos de consequência do descarte irresponsável de resíduos químicos.

É preciso descartá-los corretamente, considerando a classificação do produto químico e sua separação de acordo com o estado em que se encontra, seja sólido ou líquido.

Por exemplo, líquidos perigosos devem ser jogados fora em sua embalagem original ou em galões de materiais rígidos e resistentes, com sua tampa vedada, evitando a contaminação. Além disso, antes do destino final, eles podem precisar de um tratamento especial.

Já os que estão em estado sólido, dependendo de suas condições, podem ser reciclados ou reutilizados ao invés de jogados. Caso a opção seja realmente o descarte, é preciso que eles estejam em recipientes devidamente lacrados e identificados.

Além disso, até que a empresa especializada em sua correta destinação realize a retirada desses materiais, tudo deve ficar armazenado em um local apropriado e seguro.

Opte por fontes de energia renovável

As fontes de energia que pertencem a este grupo são consideradas inesgotáveis, pois elas se renovam constantemente ao serem utilizadas.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (água dos rios), solar (sol), eólica (vento), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (interior da Terra) e oceânica (marés e ondas).

No Brasil, a sustentabilidade neste ponto possui grandes potenciais. Isso porque temos muitas fontes de energia renovável.

Escolha e incentive a economia circular

Nada como optar por um modelo econômico, que gere lucro e, ao mesmo tempo, priorize e contribua com a sustentabilidade, não é mesmo?

Normalmente, as indústrias de transformação extraem e usam as matérias-primas para a fabricação de seus produtos e, em seguida, tudo é descartado, gerando mais lixo no meio ambiente. No entanto, a economia circular incentiva o reaproveitamento e a reciclagem das mesmas, para gerar outros produtos.

Imagine, por exemplo, um plástico reciclado de uma impressora, que pode virar outro objeto de grande utilidade? Esse reaproveitamento contribui para um fluxo econômico mais sustentável nos negócios.

Capacite as lideranças

Para que a sustentabilidade seja implantada dentro de uma indústria de transformação, é importante que todos que fazem parte dela entendam a sua importância, não somente a área de RH.

Não adianta uma organização se dizer sustentável ao mercado se os seus colaboradores não entenderem sobre o assunto e/ou não aplicarem em seus processos do dia a dia. Neste contexto, o líder tem um papel fundamental na implantação desse novo cenário.

A criação de grupos de apoio à sustentabilidade pode ser uma opção, além da realização de treinamentos e palestras. Com isso, o diálogo e o planejamento de ações que impactem todas as equipes da empresa podem ser promovidas, gerando, de fato, conscientização e mudanças.

Como a tecnologia pode ajudar na sustentabilidade das indústrias de transformação?

Para uma indústria de transformação que busca implantar a sustentabilidade em seus processos, existem diferentes possibilidades de inovações que podem ser aplicadas.

É importante destacarmos que, hoje em dia, com a transformação digital tão presente no mercado, a tecnologia não poderia estar fora desse cenário. Com isso, temos o conceito de tecnologia verde ou TI verde, como também é chamado.

O conceito possui o objetivo de definir um processo produtivo sustentável, conduzindo o ciclo de vida de um produto de maneira que cause menos impactos possíveis ao meio ambiente. Essa é a principal saída para que uma indústria de transformação possa contribuir com sua redução de danos à natureza.

E aí, gostou de aprender sobre sustentabilidade industrial? Este é um tema muito importante, não é mesmo? Se você gostou, com certeza vai se interessar em ler sobre a tecnologia 5G.