Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Tendências setor de transporte

Cinco tendências que estão transformando o setor de transportes

30/08/2023 7 min de leitura

Se você possui uma empresa que utiliza ou oferece o transporte de cargas, deve saber que esse setor trabalha com diversos obstáculos. Em uma realidade que requer soluções inovadoras para logística e segurança, contar com novas tecnologias faz total diferença, certo?

Nesse sentido, é fundamental para a sua gestão conhecer as novidades tecnológicas que chegaram para revolucionar o segmento. Por meio delas, você pode identificar falhas e implementar soluções estratégicas para diversos processos corporativos.

Para te ajudar nessa atualização, apresentamos, a seguir, cinco tendências que estão transformando o transporte de cargas. 

Vale ressaltar, primeiro, que o segredo não está em incluir o máximo de serviços digitais e inteligência artificial nas operações. Destacamos, aqui, que a melhor decisão, ao conhecer as tendências, é identificar o que se encaixa às necessidades da sua empresa. Entenda e invista no que de fato pode reduzir custos e ampliar a qualidade do trabalho realizado.

1. Veículos semiautônomos

Uma das tendências mais comentadas no transporte de cargas é a chegada dos veículos semiautônomos. Estamos falando de tecnologias que permitem o auxílio aos motoristas na condução e que agregaram segurança ao processo logístico, entre eles o piloto automático, sensor de fadiga, sensor de ponto cego, sensor de faixa, sensor de frenagem por aproximação, etc.

Os sistemas integrados na tecnologia funcionam para guiar os próximos passos, como a escolha da melhor rota até o trajeto, os possíveis problemas e até as sinalizações. 

2. Automação logística

A automação logística trouxe uma verdadeira revolução no desempenho das organizações que trabalham com transporte de cargas. Para que essa mudança seja possível, as empresas precisam, cada vez mais, adotar ferramentas de gestão que tornem os processos automáticos. 

É preciso frisar que a automação não representa a exclusão do trabalho humano. O que acontece, na verdade, é uma mudança de foco. Os recursos surgem para que os profissionais da área se dediquem a afazeres que realmente agregam valor, sem perder tempo e conhecimento em tarefas repetitivas. 

As tecnologias envolvidas proporcionam:

  • Automação nas rotas de entrega com definição do prazo de chegada da carga em tempo real;

  • Otimização em cada etapa do controle dos pedidos de insumos;

  • Mais eficiência na gestão de estoque;

  • Identificação de problemas que levam às perdas;

  • Automação em setores da ouvidoria;

  • Aumento da produtividade da equipe de força de vendas.

3. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito que chegou para ficar de vez no mercado do transporte de cargas. A importância de pensar no meio ambiente mostra-se como um fator decisivo na hora de ganhar novos clientes e construir a imagem da sua empresa. 

Nesse tópico, vale pensar em formas mais sustentáveis de gerir todas as atividades do seu negócio e as operações das quais ele acaba fazendo parte no mercado. Um bom exemplo dessa conduta é dar prioridade para a contratação de empresas de transporte de cargas que utilizem veículos menos poluentes.

O mais importante é que a sustentabilidade seja inserida na empresa com foco em construir um posicionamento positivo. O consumidor está muito atento em relação ao comportamento das marcas, e isso influencia muito na decisão de compra.

4. Inteligência de dados

Se você deseja que a sua empresa ganhe destaque em um setor tão concorrido quanto o de transporte de cargas, é preciso ter uma visão diferenciada na hora de encontrar soluções. Decifrar rapidamente a quantidade de dados gerados na rotina corporativa, por exemplo, faz muita diferença nos momentos de tomada de decisão.

Além de proporcionar o ganho mencionado, a inteligência de dados também se mostra decisiva na criação de estratégias de distribuição dos recursos. Por meio das tecnologias envolvidas neste setor, todas as etapas operacionais recebem investimentos na mesma proporção. Dessa forma, há a integração total de informações aos sistemas de softwares para que os dados melhorem o desempenho da sua empresa.

5. Entregas autônomas

As entregas autônomas despontam como uma das tecnologias que mais despertam o interesse dos gestores. Isso acontece porque os recursos envolvidos prometem tornar os processos operacionais mais eficientes e diminuir os desafios de logística.

Esse cenário pode ser exemplificado pelas entregas realizadas por drones. Como o caminhão autônomo é uma tecnologia que ainda precisa de muitas adaptações para funcionar no Brasil, os drones devem suprir necessidades reais do país. Com eles, os locais de difícil acesso terão sua quantidade reduzida significativamente.

Soluções personalizadas para o transporte de valores

Se a sua empresa trabalha com transporte de valores (como dinheiro, jóias e obras de arte), você pode contar com a ajuda da TBForte. Altamente alinhada às tendências tecnológicas do setor, a equipe comercial da TBForte está pronta para entender a realidade do seu negócio e propor serviços que gerem economia, eficiência, melhorias e otimização de processos.

Nas solicitações personalizadas, apresentamos: análises do processo operacional do cliente; soluções completas e integradas; customização dos serviços de acordo com o segmento e atuação; e aperfeiçoamento de todo o ciclo do numerário.

Você pode pedir uma proposta comercial e saber mais sobre os serviços da TBForte clicando aqui. Onde tem TBForte, tem investimento gerando valor compartilhado! Mais que dinheiro, transportamos valores!